Os modelos educacionais tradicionais carregam consigo uma visão esperada de sujeito para cada fase escolar, com modos programados e esperados para cada fase/idade. Desta forma, qualquer manifestação que fuja ao esperado e determinado causa incômodo e assume forma de “anormalidade”. Ainda, destaca-se que estas metodologias pré-moldadas acabam por perpetuar uma noção de homogeneidade dos sujeitos, o que não se aplica à realidade.
NETTO, José Valdeci Grigoleto.Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Profissionais psicopedagogos possuem a capacidade de identificar as técnicas e formas possíveis que facilitam o desenvolvimento natural dos sujeitos, respeitando o amadurecimento de suas habilidades e potencialidades. Possibilitando o fomento às práticas não patologizantes, ao recusarem a medicalização pautada na ideia de reparo possível frente ao fracasso escolar.
PORQUE
II. A contribuição do educador e do psicopedagogo na desnaturalização e na despatologização do fracasso escolar reflete e expõe hipóteses acerca das possíveis causas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 2
No Brasil na década de 80, a psicopedagogia como proposta de efetuar um trabalho preventivo junto aos alunos e professores, para auxiliar no bom andamento das atividades de aprendizagem escolar.
PORTELA, Eunice Nóbrega; DA SILVA, Núbia Gonçalves. A ÁREA DE ATUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR E SUA APLICAÇÃO NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 2, n. 4, p. 17-24, 2019.
Relembrando as atribuições dos psicopedagogos, assinale a alternativa que apresenta exemplos de algumas delas.
QUESTÃO 3
Segundo o Art. 7° do ECA: A criança e o adolescente têm direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
BRASIL. Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 28 jun 2024.
Dentre os fatores que envolvem a saúde para crianças e adolescentes, assinale a alternativa correta.
QUESTÃO 4
Atualmente, as duas classificações psiquiátricas mais relevantes e conhecidas são: o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM que foi estruturado pela Associação Americana de Psiquiatria e também a Classificação Internacional de Doenças - CID, estruturada pela Organização Mundial de Saúde.
NETTO, José Valdeci Grigoleto. Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
Analise as afirmativas, considerando a definição de Transtornos do Neurodesenvolvimento, a partir do DSM-V.
I. Os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência.
II. Demoram a se manifestar no desenvolvimento, em geral apenas após a fase escolar.
III. Pode ser caracterizada por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional.
IV. Está ligado a questões emocionais que levam à demência como a doença de Alzheimer, a Demência Vascular, a Demência com corpos de Lewy, a Demência Frontotemporal, e as Demências Parkinsonianas.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 5
O psicopedagogo deve ter como pilar de sua observação e intervenção o olhar sensível diante das estruturas cognitivas complexas conectadas aos processos de simbolização por parte da criança, nunca fazê-lo somente enxergando a dificuldade de aprendizagem isoladamente.
NETTO, J. V. G. Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá - PR: Unicesumar, 2021.
Considerando a atuação dos psicopedagogos, avalie as asserções abaixo.
I. O olhar de medicalização estará fomentando as práticas não patologizantes, ao ser necessário um atendimento que objetive desenvolvimento das habilidades nas possibilidades que o sujeito possui.
PORQUE
II. A avaliação a ser realizada precisa ser ampla, considerando os aspectos globais dos indivíduos, para que o foco não fique na pessoa que não aprende.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
QUESTÃO 6
Os Transtornos de Ansiedade se diferenciam do medo ou da ansiedade adaptativos por serem excessivos ou persistirem além de períodos apropriados ao nível de desenvolvimento. Portanto, situações de irritabilidade comum não se caracterizam como transtorno.
NETTO, José Valdeci Grigoleto. Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
Sobre os Transtornos de Ansiedade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A ansiedade, pois, é da ordem da antecipação, isto é, do que ainda não aconteceu e/ou não se configura enquanto uma realidade possível.
PORQUE
II. O Transtorno de Ansiedade de Separação faz parte dos transtornos de ansiedade e tem como característica essencial a antecipação da separação, é o medo excessivo envolvendo a separação de casa ou de figuras de apego.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 7
Thiago, psicopedagogo da Escola Municipal Paulo Freire, recebeu a aluna Giovana para uma avaliação. A direção e a professora regente da turma estavam em dúvida se a aluna apresentava transtorno ou dificuldade de aprendizagem. Após realizar as avaliações, relembrar os conhecimentos aprendidos na graduação, Thiago apresentou o sistema de hipóteses de que Giovana não apresentava uma psicopatologia, mas sim certa dificuldade para aprender, pois lidava com muitos problemas com os pais em casa.
Elaborado pela professora, 2022.
Neste sentido, a classificação do que Giovana apresenta é:
QUESTÃO 8
Ao se pretender desenvolver o tema “intervenções multidisciplinares na escola” é preciso compreender que essa proposta deve ser pensada através de um paradigma científico que lhe dê sustentação. Para isto, é preciso, primeiramente, que se considere a escola como um sistema que disponibiliza e busca a aprendizagem, juntamente com outros sistemas significativos do sujeito, entre eles a família.
NETTO, J. V. G. Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá - PR: Unicesumar, 2021.
Quanto ao trabalho conjunto entre professor e psicopedagogo, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas.
I. O papel do psicopedagogo é fundamental para organizar a utilização de recursos, bem como atingir a necessidade dos alunos envolvidos no atendimento educacional especializado, com um olhar multidisciplinar que visa incentivar a redução de barreira no ensino.
II. Para potencializar a ação dos professores, os psicopedagogos buscam auxiliar na tarefa de educar os alunos no espaço da sala de aula, inclusive no sentido de educação familiar.
III. O psicopedagogo objetiva auxiliar o professor, dinamizando as atividades escolares, bem como que a aprendizagem seja mais prazerosa.
IV. O papel de facilitador do processo de aprendizagem no ambiente escolar é do psicopedagogo e isso acontece através da observação tanto do professor, quanto do aluno.
As afirmações I, II, III e IV, são, respectivamente.
QUESTÃO 9
Promulgado pela Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990, o ECA dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. O documento delega ao Sistema único de Saúde - SUS a função de promover o acesso à vida e à saúde. Porém, compreendemos que nem sempre foi assim. Ao longo do tempo, mudanças significativas relacionadas à compreensão da infância e adolescência começaram a surgir.
NETTO, José Valdeci Grigoleto. Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá - PR: Unicesumar, 2022 [Adaptado].
Pensando no exposto, analise as afirmações a seguir, considerando os princípios para uma Política de Saúde Mental Infantojuvenil.
I. O acolhimento universal corresponde ao princípio de que todas as crianças e adolescentes devem receber cuidados sem discriminação, em espaços de saúde mental infantojuvenil.
II. Reconhecimento das crianças e adolescentes como sujeito, corresponde ao princípio de que após completarem dezoito anos as crianças bem como os adolescentes passam a ter significativa relevância, adquirindo assim seus direitos aos cuidados psicossociais.
III. Território corresponde a ideia filosófica de que o local de pertencimento se faz de acordo com os grupos em que crianças e adolescentes estão inseridos (além de territórios geográficos), englobando espaços sociais como família, comunidade, escola etc.
IV. Pode-se dizer que território está ligado à ideia de social de onde emerge a figura de um indivíduo.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 10
O termo fracasso escolar, utilizado para fazer referência às dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento, baixo desempenho escolar, distorção idade-série/ano, abandono escolar precoce, ou repetência, é amplamente difundido no contexto nacional e internacional, sendo também usado pelo Conselho Nacional de Educação (Parecer CNE/CEB n. 11/2010,2010). Embora fique evidente na literatura a ambivalência e a falta de especificidade do conceito, ele ainda é utilizado como um termo atual e considerado mais sintético que outras expressões utilizadas com a mesma conotação, o que talvez dificulte sua substituição.
POZZOBON, Magda; MAHENDRA, Fénita; MARIN, Angela Helena. Renomeando o fracasso escolar. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, p. 387-396, 2017.
Acerca dos períodos e paradigmas sobre fracasso escolar, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas.
I. No fim da década de 90, a preocupação era apresentar os compromissos reais da psicologia escolar, bem como desvelar a relação com os interesses da classe burguesa.
II. A partir dos anos 2000, com o advento das pesquisas científicas, se potencializa a busca pela compreensão pela qual as dificuldades escolares eram produzidas.
III. Na década de 80, se passou a considerar o sujeito como um conjunto de indivíduos, isto é, em sua pluralidade.