ATIVIDADE 4 – Construção de um Protocolo de Avaliação Psicopedagógica
- Estudo Dirigido (individual ou em dupla)
Os alunos deverão revisar os principais conceitos da unidade, com foco em: • Entrevista com a escola
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- Anamnese com a família
- Instrumentos lúdicos e projetivos
- Provas operatórias
- Observação clínica
- Criação de um Protocolo Simulado de Avaliação
Cada aluno (ou dupla) irá montar um protocolo fictício de avaliação psicopedagógica. No Padlet, terá um modelo para inspiração. Esse protocolo precisa contemplar:
- Ficha de Entrevista com a escola (dados escolares, histórico, observações do professor) 2. Roteiro de Anamnese com a família (dados familiares, desenvolvimento da criança, histórico escolar e emocional)
- Seleção de 3 instrumentos psicopedagógicos (explicar por que seriam utilizados e o que avaliam)
- Descrição de uma situação hipotética de aplicação dos recursos, com base em uma queixa comum (ex: dificuldades de leitura, escrita ou atenção)
- Apresentação e Discussão em Grupo:
Cada grupo/apresentador irá compartilhar seu protocolo com a turma e justificar a escolha dos recursos. Em seguida, os demais colegas farão perguntas e contribuições, simulando uma troca entre profissionais da área.
CHECKLIST:
- Selecionar materiais
- Analisar os materiais
- Comparar e avaliar
- Criar protocolos simulados
- Refletir com olhar psicopedagógico
- Elaborar o relatório final (quando houver)
- Salvar os arquivos de forma separada e no formato PNG, quando for necessário. - Enviar os arquivos para o ambiente virtual, quando for solicitado.
RESULTADOS
O trabalho deverá ser entregue em arquivo Word atendendo as etapas de produção e utilizando os recursos solicitados no roteiro.
- O arquivo deverá conter:
- Capa;
- Folha de rosto com os dados da disciplina e do aluno;
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- Os resultados das atividades práticas exigidas pelo roteiro;
- Referências bibliográficas (quando houver).
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Analisar criticamente materiais didáticos utilizados no contexto escolar, reconhecendo sua adequação pedagógica e psicopedagógica, e propondo intervenções ou recursos complementares que favoreçam a aprendizagem significativa, a inclusão e o desenvolvimento integral do aluno.
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