\"Boas campanhas de marketing só poderão ser feitas quando os dados coletados forem capazes de dar direções aos profissionais da área, afinal, de nada adianta partir para uma ação no mercado com intuito de conquistar o público-alvo sem uma estratégia bem fundamentada. Desse modo, faz-se necessário compreender primeiro o que são dados, qual a sua importância, para depois definir os tipos de dados necessários que auxiliarão nas práticas a serem desenvolvidas.\"
Fonte: BARTELLE, Liane Broilo. Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Novas Tecnologias. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Para que uma campanha de marketing seja eficaz, é essencial que os profissionais da área tenham uma compreensão clara e precisa dos dados coletados. Os dados não apenas indicam as preferências e comportamentos do público-alvo, mas também ajudam a definir estratégias que são cruciais para o sucesso da campanha. Sem uma base sólida de dados, as ações de marketing podem se tornar arbitrárias e ineficazes. Portanto, entender a natureza dos dados e sua importância é o primeiro passo para desenvolver uma estratégia de marketing bem-sucedida.
Qual é a importância de compreender e utilizar dados na criação de campanhas de marketing?