Com o avanço das políticas inclusivas, a tecnologia assistiva tem se consolidado como uma ferramenta fundamental no processo de escolarização de estudantes com deficiência. A sua presença no ambiente escolar amplia as possibili
QUESTÃO 8
Com o avanço das políticas inclusivas, a tecnologia assistiva tem se consolidado como uma ferramenta fundamental no processo de escolarização de estudantes com deficiência. A sua presença no ambiente escolar amplia as possibilidades de acesso ao conteúdo, comunicação, mobilidade e autonomia. No entanto, seu uso adequado depende do planejamento pedagógico e da formação da equipe escolar, considerando as reais necessidades dos alunos e o contexto educacional.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação inclusiva e prática psicopedagógica. Maringá: UniCesumar, 2021.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A tecnologia assistiva é desnecessária no ambiente escolar, pois os alunos com deficiência devem adaptar-se às práticas pedagógicas tradicionais.
PORQUE
II. O uso da tecnologia assistiva contribui para eliminar barreiras e garantir a plena participação dos alunos com deficiência no processo de ensino-aprendizagem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: