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  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

COMPONENTE CURRICULAR:  PROJETO DE EXTENSÃO I - EDUCAÇÃO ESPECIAL

COMPONENTE CURRICULAR: 

PROJETO DE EXTENSÃO I - EDUCAÇÃO ESPECIAL

 

PROGRAMA DE EXTENSÃO: 

PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO.

 

FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: 

Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo o curso de Educação  Especial - Licenciatura, tem a missão de transferir à sociedade os conhecimentos  gerados e potencializar a geração de novos conhecimentos aplicados, permitindo o  desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentam  soluções e produtos para resolução de problemas diversificados presentes no  contexto social, trazendo impacto positivo a comunidade contemplada. Ao identificar  as problemáticas da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações  de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências  técnicas e soft skills específicas. 

Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Tecnologias e  inovações em educação; Educação inclusiva e valorização da diversidade; Didática,  planejamento e avaliação; Políticas educacionais e ensino. 

Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Escolas; Instituições de Educação  Básica; Organizações não governamentais, Associações de bairro, dentre outros.

 

COMPETÊNCIAS: 

I - Identificar e problematizar questões inerentes a Educação Especial, incluindo seus  aspectos científicos, históricos e filosóficos; 

II - Realizar atividades de gestão educacional nos diversos espaços institucionais; III - Elaborar, aplicar e avaliar estratégias pedagógicas e materiais didáticos.

 

PERFIL DE EGRESSO:

O perfil do egresso do curso de Educação Especial - Licenciatura Licenciatura  idealizado pela IES proporciona a formação docente, que valoriza a inclusão dos  conhecimentos produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a  compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, voltado para uso de estratégias  e recursos pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e eliminem as  barreiras de acesso ao conhecimento. A atuação no Programa de Extensão Inovação  e Empreendedorismo, demonstra as habilidades para atuar com consciente de sua  responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional, bem  como permitir que desenvolva ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de  ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

 

Público 

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): 

Planejamento e organização 

Criatividade e inovação 

Tomada de Decisão

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: 

O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e  Empreendedorismo do curso de Educação Especial - Licenciatura está relacionado ao  fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso, com  a finalidade de apoiar a comunidade no âmbito tecnológico e empreendedor por meio  da educação, assim potencializando a geração de conhecimentos desenvolvidos nas  ações e aprimorando as habilidades dos egressos.

 

CONTEÚDOS: 

I - Tecnologias e inovações em educação;  

II - Educação inclusiva e valorização da diversidade;  

III - Didática, planejamento e avaliação;  

IV - Políticas educacionais e ensino.

 

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: 

TEIXEIRA, Clarissa Stefani. Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e  Perspectivas sobre a Inovação na Educação: volume 4. São Paulo: Blucher, 2018. CAMPOS, Flávio Rodrigues. Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre:  Penso, 2019. 

AFFONSO, Luciane Marina Zimerman. Políticas Educacionais e Base Nacional Comum  Curricular de ensino religioso. Porto Alegre: Grupo A, 2021. 

TOMAZELI, Luciane. Educação Inclusiva Aplicada às Deficiências: Visual, Auditiva,  Física e Intelectual. São Paulo: Contentus, 2020. 

SANT'ANNA. Geraldo José. Planejamento, gestão e legislação escolar. 1. ed. São Paulo:  Érica, 2014. 

CARVALHO, Marly Monteiro de; JÚNIOR RABECHINI, Roque. Fundamentos em gestão  de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 5. ed. São Paulo:  Atlas, 2021. 

ALIAS, Gabriela. Diversidade, Currículo Escolar e Projetos Pedagógicos. São Paulo:  Cengage Learning Brasil, 2016. 

PAULO, Fernanda dos Santos. Concepções de Educação: Espaços, Práticas,  Metodologias e Trabalhadores da Educação Não Escolar. Curitiba: Intersaberes, 2020.

 

TEMPLATE PDCA

Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é  um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no  MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.

Público 

  1. PLANEJAMENTO (PLAN) 

Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da  Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode  baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt br.pdf

Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as  metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de  soluções de seu contexto! 

Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu  projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível  em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você  encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.  Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. 

Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu  Relatório Final de Atividades Extensionistas. 

LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO 

 

DEFINA A PROPOSTA. 

IMERSÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO 

Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.  

SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 

  1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com  maior frequência? 

1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente  curricular?  

Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 

1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de  extensão.  

Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 

1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?  Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.  

  1. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas  identificados?  
  2. Onde será realizada a ação? 
  3. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?

Público 

  1. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 
  2. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 
  3. Será necessário agendamento?  
  4. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação? 

 

IDEAÇÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO. 

 

PROTOTIPAÇÃO: 

DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. 

 

IDEIAS E ANOTAÇÕES: 

 

  1. REALIZAÇÃO (DO) 

CRONOGRAMA: 

ATIVIDADES  PER. 1  PER. 2  PER. 3  PER.4

 

  1. VERIFICAÇÃO (CHECK) 

Planejamento: 

Imersão realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Ideação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Prototipação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Planejamento está ok?

() SIM
() NÃO

 

Público 

Realização: 

Cronograma realizado? 

() SIM
() NÃO

 

Cronograma atende a realização do projeto? 

() SIM
() NÃO

 

Verificação: 

Cronograma atende a realização do projeto? 

() SIM
() NÃO

 

Projeto atende a proposta da instituição escolhida? 

() SIM
() NÃO

 

Houve necessidade de mudança de estratégia? 

() SIM
() NÃO

 

Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? 

 

  1. AÇÃO (ACT) 

AÇÃO PROPOSTA: 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.

 

Público 

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