Compreender o ritmo e as necessidades de cada estudante é uma das responsabilidades centrais do professor no cotidiano escolar. No processo de ensino-aprendizagem, ao professor não cabe identificar que o aluno não sabe, ou
QUESTÃO 7
Compreender o ritmo e as necessidades de cada estudante é uma das responsabilidades centrais do professor no cotidiano escolar. No processo de ensino-aprendizagem, ao professor não cabe identificar que o aluno não sabe, ou rotulá-lo como aluno fraco, é necessário saber o que cada um não sabe e em que ponto estão aqueles que conseguem acompanhar de forma satisfatória o que está sendo trabalhado.
Fonte: adaptado de: MELCHIOR, M. C. O sucesso escolar através da avaliação e da recuperação. Novo Hamburgo: s.ed., 1998.
Considerando as características da avaliação formativa, analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação formativa tem como foco principal a aplicação de instrumentos uniformes para comparar o rendimento dos estudantes entre si.
II. A avaliação formativa permite ao professor observar o percurso de aprendizagem do aluno, fornecendo devolutivas que favorecem avanços contínuos.
III. A avaliação formativa restringe-se a momentos pontuais, geralmente aplicados ao final de cada unidade didática ou bimestre.