5ª QUESTÃO
Compreender os processos de degradação das edificações é um dos propósitos do estudo da engenharia diagnóstica. Dessa forma, é possível estipular os principais métodos e ferramentas voltadas à redução dos seus efeitos.
Fonte: DE TONI, R.; MOI, S. V. Manutenção e Patologia das Edificações. Maringá: UniCesumar, 2022.
A respeito das manifestações patológicas e do seu diagnóstico, pode-se afirmar:
ALTERNATIVAS
- Os nichos de concretagem se caracterizam pela formação de uma frente homogênea de avanço, que promove a formação de zonas de pH distintos. Desse modo, quando a frente de pH mais baixa atinge a região da superfície do aço, ocorre um ataque à película passivadora da armadura, deixando esse material suscetível à corrosão.
- A manifestação patológica conhecida como exsudação é quando a superfície do reboco descola do emboço, formando bolhas, cujos diâmetros aumentam progressivamente. O reboco apresenta som cavo sob percussão.
- Exsudação pode ser compreendida como o fenômeno migratório da água (subida da água) existente na composição para a superfície deste material, levando consigo uma nata de cimento. Isto provoca no concreto uma fraca ligação entre seus materiais, deixando-o suscetível a uma segregação que tenderá a fazer com que seus agregados fiquem soltos ou fáceis de se remover.
- Eflorescência é a manifestação patológica que se manifesta através do surgimento de espaços não preenchidos em estruturas de concreto, podendo ser observados em pilares, vigas, lajes ou paredes.
- Entre as patologias de construção causadas por falha de impermeabilização, destacam-se os nichos de concretagem, cujos aspectos observados são os depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície de revestimentos como pisos (cerâmicos ou não), paredes e tetos.