- Criar condições para determinar os movimentos possíveis do explorador (para frente, para trás, para a esquerda, para a direita) e verificar se ele encontrou o tesouro.
- Baseado na posição da matriz 5 x 5 (labirinto), definir a próxima posição do jogador:
- Como sugestão você pode definir o tesouro em um local específico da (matriz / labirinto), e fazer o explorador ir caminhando para encontrar o tesouro.
- Como sugestão, os valores de cada endereço do labirinto podem ser:
- 2 = tesouro
- 1 = parede normal
- 0 = caminho livre
- Outro valor para punir o usuário e fazer ele voltar ao início do labirinto.
- O importante é criar obstáculos ao explorador
- Geração Aleatória do Labirinto:
- Implementar um algoritmo para gerar aleatoriamente o layout do labirinto ou gerá-lo da mesma forma iniciando o jogador na posição [0][0].
- Garantir que o tesouro esteja escondido em um local diferente a cada vez que o programa iniciar. 4. Testes e Correções:
- Testar o programa com diferentes configurações de labirinto para garantir que o explorador encontre o tesouro corretamente.
- Corrigir quaisquer bugs ou erros de lógica que possam surgir durante os testes. 5. Documentação e Comentários:
- Documentar o código fonte, explicando a lógica por trás do movimento do explorador e as condições para encontrar o tesouro.
- Incluir comentários explicativos para facilitar a compreensão e manutenção do código. Exemplo de comentários para a função que inicia o labirinto: // significa linha de comentário
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- Execução do Programa:
- Apresentar o programa, demonstrando como funciona a exploração do labirinto.
CHECKLIST:
- Analisar o cenário para criação do código-fonte do programa;
- Gerar aleatoriamente o layout do labirinto em cada execução do programa.
- Garantir que o tesouro esteja escondido em um local diferente a cada vez que o programa iniciar. • Desenvolver o algoritmo em “Portugol” na ferramenta “Portugol WebStudio”; • Executar testes e possíveis correções;
- Apresentar o programa e verificar seu correto funcionamento.
RESULTADOS
O estudante deve entregar um arquivo em PDF contendo toda a codificação do exercício documentada, ou seja, para cada trecho do código-fonte, o estudante deve anexar um texto explicando o que acontece quando o trecho do código é executado.
O arquivo deverá conter:
- Capa;
- Folha de rosto com os dados da disciplina e do aluno;
- Codificação completa dos exercícios;
- Referências bibliográficas (quando houver).
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
O objetivo da atividade é a aplicação do comando “Enquanto-Faça” para guiar o explorador pelo labirinto até encontrar o tesouro, evitando armadilhas e obstáculos ao longo do caminho. A atividade proporciona uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e raciocínio lógico.
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