Diferente do que muitas pessoas pensam o conceito de acessibilidade não se ampara apenas no pressuposto de adaptar a infraestrutura da sociedade com rampas e pisos táteis para que o individuo com deficiência tenha acesso as intituições que fazem parte da sua rotina, como, ensino regular, escola especializada, clubes, academias, entre outros. Para que esse indivíduo se sinta incluído no meio social é necessário analisar as diversas questões dimensões de acessibilidade descritas por Dischinger e Machado (2006, apud FAVATTO, 2019).
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Tendo em vista as dimensões de acessibilidade descrita pelos autores, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:
I - A acessibilidade arquitetônica refere-se à adequação do ambiente da Instituição físico em todos os recintos internos e externos e nos transportes coletivos.
II - A acessibilidade comunicacional refere-se à extinção de barreiras na comunicação interpessoal (face-face, língua de sinais, linguagem corporal, linguagem gestual etc.).
III- A acessibilidade instrumental diz respeito aos programas e práticas de conscientização das pessoas em geral, resultando em quebra de preconceito, estigmas, estereótipos e discriminações.
IV - Acessibilidade atitudinal refere-se à eliminação de barreiras nos materiais de estudo (lápis, caneta, régua, teclado do computador, materiais pedagógicos), de atividade da vida diária, exercício físico, esporte e recreação.
V - A acessibilidade metodológica refere-se à extinção de barreiras nos métodos e técnicas de estudo, adaptações curriculares, adaptações no treinamento( exercício físico), novo conceito de avaliação de aprendizagem, de educação e de didática, entre outros.
É correto o que se afirma em: