\"Digamos que você queira abrir uma empresa focada no comércio on-line, e os produtos oferecidos serão acessórios para eletrônicos, como capinha e carregador para celular, ring light, entre outros. Porém, para saber como se posicionar no mercado, qual é o seu público-alvo, como se comunicar com os consumidores e se as suas estratégias estão dando certo, você precisa ter dados, a fim de fazer essas avaliações.\"
Fonte: BARTELLE, Liane Broilo. Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Novas Tecnologias. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
No cenário atual, as empresas que operam no comércio on-line precisam utilizar dados para tomar decisões estratégicas. Os dados são essenciais para compreender o mercado, identificar o público-alvo, desenvolver estratégias de marketing e avaliar o desempenho dessas estratégias. A análise de dados oferece insights valiosos que ajudam as empresas a inovar, melhorar processos, personalizar experiências e tomar decisões informadas, fundamentais para se destacar na concorrência.
Por que é crucial para uma empresa de comércio on-line utilizar dados para avaliar suas estratégias de marketing?