Em nosso trabalho ao nos deparamos com indivíduos com diferentes deficiências em um grupo, em muitos momentos é importante propor atividades diferentes, que estabeleçam ligação específica com as necessidades de cada pessoa. Diante disso, é preciso compreender as etapas de desenvolvimento que eles se encontram para ofertar as atividades adequadas durante as aulas/treinos.
FAVATTO, Naline Cristina. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando o tipo de atividade a ser desenvolvida para cada deficiência, avalie as afirmativas a seguir:
I. Para indivíduos que apresentam deficiência motora é importante ofertar atividades de alongamento, fortalecimento e marcha.
II. Para indivíduos que apresentam apenas deficiência visual é importante ofertar atividades que estimulem sua marcha, de preferência com andadores.
III. Para indivíduos que apresentam apenas deficiência auditiva é importante ofertar atividades de encaixe e com texturas para que os mesmos consigam identificá-las, diante da ausência da visão.
IV. Para indivíduos que apresentam deficiência intelectual é importante ofertar atividades e jogos inicialmente pautados em suas regras básicas e deixá-las mais complexas (somente se for possível a compreensão do aluno).
É correto o que se afirma em: