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Em um contexto de competitividade acirrada no mercado farmacêutico, com um aumento abrupto no número de farmácias

 

Em um contexto de competitividade acirrada no mercado farmacêutico, com um aumento abrupto no número de farmácias, a gestão de resultados aliada a estratégias de venda adequadas tornou-se um fator determinante para sustentabilidade dos negócios. Em 2024, a consultoria Falconi publicou a pesquisa denominada “Termômetro do Setor Farmacêutico”, no qual 51% dos respondentes indicaram que o setor estava aquecido, enquanto 71% acreditava que o setor cresceria nos próximos seis meses. Contudo, a mesma pesquisa mostra que entre os principais desafios estão a conexão entre o planejamento estratégico e a operação/execução (13%), bem como o acompanhamento e verificação dos resultados alcançados (9%).

Fonte: SETOR farmacêutico tem potencial de crescimento, mas precisa vencer desafios de gestão. Falconi, nov. 2024. Disponível em: https://falconi.com/insight/setor-farmaceutico-tem-potencial-de-crescimento-mas-precisa-vencer-desafios-de-gestao-revela-pesquisa-da-falconi/. Acesso em: 16 jun. 2025.

Ao analisar o cenário anteriormente apresentado, depreende-se que apenas a realização de um plano de ação de vendas não é suficiente para atingir os resultados almejados nos empreendimentos farmacêuticos, mostra-se necessário também medir a efetividade das ações realizadas. Na Unidade 5, Tema de Aprendizagem 9 do livro de Gestão de Processos e Estrutura de Farmácia, são apresentados alguns métodos para análise da satisfação de clientes, sendo que entre estes estão os KPIs (Métricas-chaves de desempenho).

1) Em um cenário no qual você assumirá a função de gestor de farmácia, elabore um painel com três KPIs que poderiam ser utilizados no cotidiano da farmácia explicando a importância de medir cada um desses resultados.
2) Agora, considerando que todos os KPIs medidos apresentassem resultados negativos, elabore um plano de ação com melhorias a serem aplicadas a cada aspecto negativo indicado.

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