Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Faça uma avaliação crítica de cada material com base nos critérios analisados. • Utilize uma tabela comparativa para visualizar os pontos fortes e fracos de cada item.

  • Faça uma avaliação crítica de cada material com base nos critérios analisados. Utilize uma tabela comparativa para visualizar os pontos fortes e fracos de cada item. 4. Desdobramentos Psicopedagógicos 
  • Reflita sobre os efeitos do uso desses materiais na aprendizagem e no comportamento  do aluno. 
  • Proponha ajustes, mediações ou recursos complementares que poderiam potencializar  o uso do material. 
  1. Elaboração do Relatório Final 
  • Organize todas as etapas em um relatório estruturado, incluindo: 

o Introdução ao objetivo da atividade 

o Descrição dos materiais escolhidos 

o Análise técnica e psicopedagógica 

o Considerações sobre os desdobramentos 

o Conclusão com recomendações psicopedagógicas 

PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE: 

  1. Inicie a atividade abrindo o site canva.com em seu navegador ou o aplicativo Canva no seu  celular.  
  2. No canto superior direito do site haverá a opção de entrar ou de criar uma conta:
  3. Pelo computador, clique na opção “Entrar” e a imagem abaixo aparecerá.  Se você já tem cadastro, selecione a forma de entrada que você tem um vínculo.  Caso precise criar uma conta, selecione a forma de entrada que quer se vincular. Se não  estiver nas opções, o botão “Continuar de outra forma” apresentará as demais entradas  disponíveis. 

Em seguida, siga as instruções do próprio site ou aplicativo. 

  1. Após realizar o login, clique no botão “Criar um design”:

Clicar no + na versão do celular:

  1. Algumas opções de formatos de arquivo aparecerão. Selecione o que mais faz sentido para  suas composições visuais. Role o cursor para baixo para ver as demais opções que o  programa disponibiliza. 

Também é possível clicar na opção “Tamanho personalizado” e escolher todas as medidas. Observação: As composições não precisam ter o mesmo tamanho. 

Versão celular: 

Unidade: 2 – Avaliação do Grafismo Infantil 

Aula: 3 – O Professor Frente ao Desenvolvimento do Grafismo Infantil 

OBJETIVO 

- Para analisar o desenvolvimento do grafismo infantil em contextos reais ou simulados,  considerando aspectos evolutivos, expressivos e pedagógicos, com base nos fundamentos  discutidos nas aulas desta unidade, realize as etapas desta atividade. 

PROCEDIMENTO/ATIVIDADE  

ATIVIDADE PROPOSTA: 

ATIVIDADE 2 - Caderno de Observação e Avaliação do Grafismo Infantil 

  1. Coleta de Produções Gráficas  
  • Reúna 3 produções gráficas de crianças de diferentes faixas etárias (ex: 2 a 7 anos),  podendo ser desenhos livres, desenhos dirigidos ou registros gráficos feitos em sala de  aula. 
  • Caso não tenha acesso direto, use imagens de grafismos disponíveis em livros, artigos ou  bancos de dados confiáveis. 
  1. Observação Técnica e Descritiva

  • Para cada produção gráfica, descreva: 

o Tipo de traço (força, direção, fluidez) 

o Uso do espaço na folha 

o Organização e composição 

o Representação simbólica (formas humanas, objetos, letras, etc.) 

o Fase do grafismo em que a criança se encontra (rabiscos, figuras, esquemas) 

o Fase teórica de Jean Piaget em relação ao estágio de desenvolvimento e fases do  grafismo 

  1. Análise do Papel do Professor 
  • Elabore uma breve reflexão: Como o professor pode incentivar, respeitar e intervir  positivamente no processo de desenvolvimento gráfico infantil considerando os estágios de  desenvolvimento apresentados por Piaget? 
  1. Avaliação Psicopedagógica (Aula 4) 
  • A partir das observações, elabore uma avaliação qualitativa sobre o estágio do grafismo  de cada criança. 
  • Sugira estratégias pedagógicas para apoiar o avanço gráfico de acordo com cada fase do  grafismo (ex: atividades motoras, jogos de coordenação, estímulo à expressão simbólica). 
  1. Construção do Caderno de Observação 
  • Organize as análises em um documento estruturado: 

o Introdução teórica breve sobre o grafismo infantil 

o Produções gráficas observadas 

o Fichas de observação e análise 

o Considerações pedagógicas e psicopedagógicas 

o Conclusão 

Unidade: 3 – Avaliação Psicopedagógica e as Queixas de Aprendizagem Aula: 3 – A realização da avaliação psicopedagógica: para quem serve essa avaliação? 

OBJETIVO 

- Para analisar o desenvolvimento do grafismo infantil em contextos reais ou simulados,  considerando aspectos evolutivos, expressivos e pedagógicos, com base nos fundamentos  discutidos nas aulas desta unidade, realize as etapas desta atividade. 

PROCEDIMENTO/ATIVIDADE  

ATIVIDADE PROPOSTA:

ATIVIDADE 3 – Estudo de Caso Psicopedagógico com Foco nas Queixas de Aprendizagem 

  1. Leitura de um Estudo de Caso  
  • Será disponibilizado um caso (real ou fictício), no padlet, de uma criança com queixas  escolares, como: dificuldade de leitura, escrita, atenção ou socialização. 
  • O caso deve trazer informações básicas: idade, ano escolar, histórico familiar e escolar,  relato do professor e da família. 

Caso o aluno já tenha experiência ou atue na área, pode trazer um caso real (resguardando o  anonimato da criança e da instituição). 

  1. Identificação das Queixas e Análise Inicial 
  • O estudante deverá identificar: 

o Quem apresenta a queixa (professor, família, escola)? 

o Como a queixa é expressa? 

o A queixa revela um sintoma ou esconde uma causa maior (ex: conflito na relação  com a aprendizagem, desorganização emocional, etc.)? 

  1. Elaboração de um Roteiro Inicial de Avaliação 

Com base nas informações do caso, construir um plano inicial de avaliação psicopedagógica  contendo: 

  • Objetivos da avaliação psicopedagógica: Ex: Compreender as causas da dificuldade de  leitura e escrita; investigar a relação da criança com a aprendizagem. 
  • Áreas a serem investigadas: 

o Cognitiva 

o Psicomotora 

o Afetiva/emocional 

o Relacional/social 

o Escolar/institucional 

  • Instrumentos e estratégias: 

o Entrevista com os responsáveis 

o Entrevista com o professor 

o Observação em sala de aula 

o Análise do material escolar

o Atividades lúdicas/diagnósticas (ex: desenho, jogos, testes projetivos) 

o Testes informais (ex: escrita espontânea, leitura de palavras, raciocínio lógico) 

  1. Reflexão sobre a Relação Professor-Aluno 
  • Analisar como a relação professor-aluno aparece no caso apresentado: 

o Como o professor se posiciona frente à queixa? 

o A relação é de apoio, acolhimento ou distanciamento? 

o Existe escuta e sensibilidade às dificuldades da criança? 

o Há práticas pedagógicas que favorecem ou dificultam a superação da  dificuldade? 

  1. Relatório de Análise Psicopedagógica Inicial (3 a 5 páginas), contendo: Resumo do caso 
  • Análise das queixas 
  • Plano de avaliação psicopedagógica 
  • Reflexão crítica sobre a função da avaliação 
  • Considerações sobre a relação professor-aluno 

Unidade: 4 – Recursos Utilizados na Avaliação Psicopedagógica 

Aula: 4 – Instrumentos para avaliação psicopedagógica 

OBJETIVO 

Para compreender e aplicar os principais recursos utilizados na avaliação psicopedagógica,  reconhecendo a importância da entrevista com a escola, da anamnese e dos instrumentos  específicos de avaliação, realize as etapas desta atividade. 

PROCEDIMENTO/ATIVIDADE  

ATIVIDADE PROPOSTA: 

ATIVIDADE 4 – Construção de um Protocolo de Avaliação Psicopedagógica 

  1. Estudo Dirigido (individual ou em dupla) 

Os alunos deverão revisar os principais conceitos da unidade, com foco em: Entrevista com a escola

  • Anamnese com a família 
  • Instrumentos lúdicos e projetivos 
  • Provas operatórias 
  • Observação clínica 
  1. Criação de um Protocolo Simulado de Avaliação 

Cada aluno (ou dupla) irá montar um protocolo fictício de avaliação psicopedagógica. No Padlet,  terá um modelo para inspiração. Esse protocolo precisa contemplar: 

  1. Ficha de Entrevista com a escola (dados escolares, histórico, observações do professor) 2. Roteiro de Anamnese com a família (dados familiares, desenvolvimento da criança, histórico  escolar e emocional) 
  2. Seleção de 3 instrumentos psicopedagógicos (explicar por que seriam utilizados e o que  avaliam) 
  3. Descrição de uma situação hipotética de aplicação dos recursos, com base em uma queixa  comum (ex: dificuldades de leitura, escrita ou atenção) 
  4. Apresentação e Discussão em Grupo: 

Cada grupo/apresentador irá compartilhar seu protocolo com a turma e justificar a escolha dos  recursos. Em seguida, os demais colegas farão perguntas e contribuições, simulando uma troca  entre profissionais da área. 

CHECKLIST: 

- Selecionar materiais 

- Analisar os materiais 

- Comparar e avaliar 

- Criar protocolos simulados 

- Refletir com olhar psicopedagógico 

- Elaborar o relatório final (quando houver) 

- Salvar os arquivos de forma separada e no formato PNG, quando for necessário. - Enviar os arquivos para o ambiente virtual, quando for solicitado. 

RESULTADOS 

O trabalho deverá ser entregue em arquivo Word atendendo as etapas de produção e utilizando os  recursos solicitados no roteiro.  

  • O arquivo deverá conter:  
  • Capa;  
  • Folha de rosto com os dados da disciplina e do aluno; 

10 

  • Os resultados das atividades práticas exigidas pelo roteiro;  
  • Referências bibliográficas (quando houver). 

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM: 

Analisar criticamente materiais didáticos utilizados no contexto escolar, reconhecendo sua  adequação pedagógica e psicopedagógica, e propondo intervenções ou recursos complementares  que favoreçam a aprendizagem significativa, a inclusão e o desenvolvimento integral do aluno.

11 

Atividades Relacionadas