III – Avalia desempenho do banco de dados e propõe medidas para a melhoria do acesso.
PERFIL DO EGRESSO:
No Curso Superior de Tecnologia em Arquitetura de Dados, o perfil do egresso visa uma formação profissional atualizado, criativo e atento as novas tendências e tecnologias. A atuação frente ao programa de inovação e empreendedorismo, demonstra as habilidades de comunicação criatividade, planejamento e aprendizado ativo, capaz de desenvolver soluções tecnológicas dentro dos princípios éticos. Tais atividades proporcionam além da compreensão de outros contextos social pelo contato com diferentes realidades e culturas, atuar de forma ativa na promoção das atividades de cunho de empreendedorismo e inovação.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Criatividade e inovação
Planejamento e organização
Aprendizado Ativo
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
A extensão universitária vinculada ao programa de inovação e empreendedorismo do Curso Superior de Tecnologia em Arquitetura de Dados, tem como objetivo proporcionar a aplicação dos conhecimentos técnicos adquiridos durante a formação, em soluções inovadoras que permitam realizar atividades profissionais empreendedoras, por meio de soluções computacionais que oportunize o desenvolvimento comercial e econômico da região.
CONTEÚDOS:
I – Algoritmos e Estruturas de Dados;
II – Interação Homem-Computador;
III – Lógica e Matemática Discreta;
IV – Fundamentos e Técnicas de Programação;
V – Paradigmas de Linguagens de Programação;
VI – Inteligência Artificial;
VII – Bancos de Dados;
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
OKUYAMA, Fabio Yoshimitsu; MILETTO, Evandro Manara; NICOLAO, Mariano. Desenvolvimento de Software I: conceitos básicos. Porto: Alegre: Bookman, 2014.
KALBACH, James. Design de navegação Web: otimizando a experiência do usuário. Porto Alegre: Bookman 2009.
ALVES, William Pereira. Java para Web: desenvolvimento de aplicações. São Paulo: Érica, 2015.