Independentemente da implementação de um modelo ou uma nova estratégia inovadora, toda prática educativa deve ter caráter intencional e necessita de planejamento e sistematização. Nesse sentido, é fundamental ser explicitada a concepção d
QUESTÃO 10
Independentemente da implementação de um modelo ou uma nova estratégia inovadora, toda prática educativa deve ter caráter intencional e necessita de planejamento e sistematização. Nesse sentido, é fundamental ser explicitada a concepção de educação que se tem como elemento norteador, ou seja, precisa-se ter clareza de qual é a função social da escola e da universidade, de para que se ensina e de quais resultados se espera por meio do ensino que se propõe.
Fonte: CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
Sobre as características do planejamento educacional, analise as afirmativas a seguir:
I. O planejamento é um instrumento de intencionalidade e também de resistência, pois expressa concepções de mundo, de escola e de sociedade.
II. Embora a participação coletiva seja desejável, o planejamento deve ser elaborado exclusivamente pelo professor regente, de forma autônoma.
III. O planejamento educacional deve articular diferentes níveis de temporalidade, possibilitando revisão e replanejamento ao longo do percurso.
IV. Ao ser construído de forma coletiva, o planejamento fortalece o compromisso com a gestão democrática e o projeto político-pedagógico da escola.
V. O planejamento pedagógico deve seguir um modelo único, padronizado, para garantir a homogeneidade das ações educativas entre escolas públicas.