Luckesi (2011) propõe uma concepção formativa de avaliação, cujo propósito central é favorecer o desenvolvimento contínuo dos estudantes ao longo de sua trajetória educacional. Para o autor, a avaliação não deve se restringir à função
QUESTÃO 8
Luckesi (2011) propõe uma concepção formativa de avaliação, cujo propósito central é favorecer o desenvolvimento contínuo dos estudantes ao longo de sua trajetória educacional. Para o autor, a avaliação não deve se restringir à função classificatória, mas ser compreendida como um instrumento pedagógico essencial para qualificar o processo de ensino e aprendizagem.
Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
Considerando a concepção de formação formativa, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A avaliação formativa favorece o feedback constante ao aluno, contribuindo para ajustes no processo de ensino-aprendizagem.
PORQUE
II. A avaliação formativa é aplicada ao final do semestre, após a consolidação dos conteúdos ministrados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: