Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - CINA - LINGUAGENS ARTÍSTICAS E OS PROCESSOS CRIATIVOS - 54_2025

MAPA - CINA - LINGUAGENS ARTÍSTICAS E OS PROCESSOS CRIATIVOS - 54_2025

ATIVIDADE MAPA -  “Expressão Artística nas Quatro Linguagens”

A arte, enquanto área do conhecimento, está organizada em quatro linguagens principais: música, dança, artes visuais e teatro. Cada uma delas apresenta características próprias, mas todas dialogam entre si, possibilitando experiências estéticas significativas. No contexto da educação básica, as linguagens artísticas são instrumentos para o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade, da percepção crítica e da valorização cultural dos estudantes. O ensino de arte não se limita apenas à reprodução de técnicas, mas envolve a compreensão dos elementos fundamentais de cada linguagem, bem como sua aplicação na vida cotidiana. Além disso, a interdisciplinaridade entre as linguagens amplia o olhar do aluno, incentivando práticas colaborativas e reflexivas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que o ensino de artes promova vivências práticas, apreciação e contextualização cultural.​

Fonte: RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.


Objetivo Geral

Promover a integração entre as linguagens artísticas (música, dança, artes visuais e teatro), valorizando o corpo como meio de expressão, ampliando a percepção estética e a criatividade.


Objetivos Específicos

Reconhecer as diferentes linguagens artísticas e suas especificidades.

Experimentar práticas de criação coletiva que unam música, dança, artes visuais e teatro.

Desenvolver a percepção estética, a sensibilidade e a criatividade.

Relacionar teoria e prática artística com o contexto escolar.


PROPOSTA -  Desenvolvimento da Atividade MAPA:

Etapa 1: Você será o professor da disciplina de Arte do ensino básico (Ensino fundamental II), e deverá produzir uma breve exposição descrita (texto de até 30 linhas) sobre as quatro linguagens artísticas (música, dança, artes visuais e teatro), destacando conceitos fundamentais, como exemplo:

Música: ritmo, melodia, timbre, harmonia.

Dança: movimento, corpo, espaço, tempo.

Artes Visuais: forma, cor, textura, composição.

Teatro: personagem, improviso, espaço cênico, narrativa.

Etapa 2 – Prática Integrativa:

a) Escolher uma ou duas das linguagens das opções abaixo (de acordo com sua área de graduação) e produzir um vídeo de até dois minutos sobre uma prática que poderia ser utilizada em sala de aula sobre a linguagem:

- Música (som corporal, percussão, canto ou instrumento).

- Dança (movimentos corporais, improviso, coreografia curta).

- Artes Visuais (criação de adereços rápidos, como cartazes, máscaras, dobraduras, desenhos para cenário).

- Teatro (improvisação de falas, expressões, pequenas situações dramáticas).

ORIENTAÇÕES: Após escolher a linguagem, você deverá gravar um vídeo mostrando a execução de uma proposta prática que poderá ser utilizada em uma aula de artes. Você pode escolher o tema/conteúdo/momento histórico/obra referência com base na linguagem selecionada. Grave o vídeo executando a aula prática e poste no YouTube como não listado. O link deverá ser postado no formulário mapa. Para iniciar o vídeo, apresente qual linguagem escolheu e o nome/tema da proposta que irá apresentar.

Etapa 3 – Reflexão:

a) Descrever os seguintes pontos em um texto único de até 15 linhas:

- Como integraram as linguagens.

- Quais foram os desafios.

- O que aprenderam sobre a arte e a expressão corporal.

Responda às questões abaixo no formulário mapa: limite máximo de 15 linhas cada resposta.

1. Explique de que maneira a linguagem musical pode potencializar a dança em uma atividade pedagógica.

2. Qual a importância das artes visuais em um processo cênico de teatro ou dança?

3. Em que medida o teatro pode dialogar com a música e a dança no contexto escolar?

4. Defina o conceito de “linguagens artísticas” e explique sua relevância no ensino básico.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

- Utilize o formulário padrão mapa disponível no material da disciplina.

- Salve o arquivo final em PDF e certifique-se do envio correto do formulário na atividade mapa em seu studeo da disciplina.

Bom desenvolvimento de atividade!

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 1 - AGRON - DESENHO TÉCNICO E CONSTRUÇÕES RURAIS - 54_2025 

MAPA - CINA - LINGUAGENS ARTÍSTICAS E OS PROCESSOS CRIATIVOS - 54_2025 ATIVIDADE MAPA -  “Expressão Artística nas Quatro Linguagens” A arte, enquanto área do conhecimento, está organizada em quatro linguagens principais: música, dança, artes visuais e teatro. Cada uma delas apresenta características próprias, mas todas dialogam entre si, possibilitando experiências estéticas significativas. No contexto da […]