Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - LET - LÍNGUA INGLESA I - 54_2025

MAPA - LET - LÍNGUA INGLESA I - 54_2025
A abordagem comunicativa defende a aprendizagem centrada no aluno não só em termos o conteúdo, mas também de técnicas usadas em sala de aula, o professor deixa de exercer seu papel de orientador devendo subordinar seu comportamento às necessidades de aprendizagem dos alunos, mostrando sensibilidade aos seus interesses, conduzindo-os a participação e aceitando sugestões. O aluno torna-se responsável pela sua própria aprendizagem e técnicas de trabalhos em grupo são muito encorajadoras para que haja uma maior troca de conhecimentos entre os alunos sem a participação direta do professor.

PORTELA, K. C. A. Abordagem comunicativa na aquisição de língua estrangeira. Revista Expectativa, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 51-68, jun. 2007. DOI: 10.48075/revex.v5i1.84. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/84. Acesso em: 13 ago. 2025.
Como futuro professor de Língua Inglesa, é fundamental que você conheça e aplique metodologias e teorias de ensino adequadas ao contexto escolar. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino da língua deve ser estruturado a partir da abordagem comunicativa, ou seja, priorizando situações em que os alunos usem a língua para se comunicar de forma significativa. Pensando nisso, sua tarefa será elaborar uma proposta de atividade comunicativa de Língua Inglesa para uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II, utilizando o conteúdo Simple Past, estudado em nossa disciplina.

A atividade deve ter caráter comunicativo, de modo que os alunos não apenas reconheçam a estrutura gramatical, mas a utilizem em situações reais ou simuladas de comunicação.

Sua proposta deve incluir, obrigatoriamente:

1. Uma atividade comunicativa em que os alunos utilizem o Simple Past para falar, escrever ou interagir. (Evite atividades apenas de completar lacunas ou marcar alternativas).

2. A atividade deve ser em um formato dinâmico, como entrevistas em pares, jogos, storytelling, dramatizações, produção escrita colaborativa, entre outros.

Para entregar sua atividade final você deve apresentar a descrição da atividade em forma de mini-roteiro, contendo:

- Nome da atividade (criativo e simples).

- Objetivo da atividade.

- Passo a passo de aplicação em sala.

- Recursos necessários.

- A atividade a ser aplicada em si (proposta com eventuais links, imagens, etc.)

- Exemplo de produção esperada dos alunos.

​Use sua criatividade e recursos que achar interessante para elaborar uma atividade dinâmica. Utilize o formulário padrão do MAPA disponível no Studeo e lembre-se de que o conteúdo a ser trabalhado deve ser, obrigatoriamente, o Simple Past, e que público alvo é uma turma de 8º ano do ensino fundamental II.

 

Além disso, para uma boa execução da atividade:

a) Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem.

b) Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível no mural de avisos.

c) A atividade deve ser apresentada no formulário padrão que está disponível na pasta Material da Disciplina.

d) A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.

e) Use sua criatividade para elaborar uma aula interessante e dinâmica para alunos de sétimo ano do Ensino Fundamental. Você pode usar recursos digitais, atividades escritas, ou outros materiais de sua escolha.

f) Atenção ao uso coeso e coerente na exposição das informações e no uso da língua portuguesa.

g) Em caso de se basear em textos, livros, artigos ou websites, faça as devidas referências em um último slide, conforme as normas da ABNT.

Em caso de dúvida, entre em contato com seu professor(a) mediador(a).

Atividades Relacionadas