No estudo da língua portuguesa, compreender a relação entre gramática e interpretação textual é fundamental. Como destaca Antunes (2010), todo texto se constrói a partir da interação de múltiplos fatores, entre eles os fatores gramaticais, que contribuem significativamente para a construção de sentidos. Essa perspectiva reforça que a análise isolada de elementos sintáticos, como os predicativos, deve ser feita considerando seu papel no conjunto do texto, permitindo compreender como características, intenções e relações se manifestam em diferentes gêneros textuais.
Portanto, a compreensão dos predicativos não se limita à identificação gramatical; ela se torna mais significativa quando articulada à interpretação global do texto. Como aponta Antunes (2010), é na interação entre partes e todo, entre aspectos lexicais, gramaticais e pragmáticos, que se constrói o sentido do texto. Assim, ao analisar predicativos em narrativas, textos jornalísticos, biográficos ou publicitários, o professor pode auxiliar os alunos a perceber como a sintaxe contribui para caracterizar sujeitos, situações e ideias centrais, promovendo uma leitura crítica e integrada.
Fonte: ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.
Agora, considere a seguinte situação hipotética:
Você está em seu estágio de observação em uma turma de Ensino Médio. Durante uma aula de Língua Portuguesa, o professor propôs a leitura de um texto e pediu aos alunos que identificassem as características atribuídas a pessoas, personagens ou situações.
Percebendo a dificuldade da turma, você decide preparar uma atividade prática, em que, como futuro professor de Língua Portuguesa, selecionará um trecho textual e elaborará uma proposta de análise e questões que poderiam ser aplicadas aos alunos.
Dessa forma, a sua atividade MAPA consiste em:
a) Escolha um trecho textual (15 a 20 linhas) que contenha predicativos usados para caracterizar personagens, pessoas ou situações. O trecho pode ser retirado de qualquer gênero textual – literário, jornalístico, biográfico, publicitário ou digital – desde que permita observar como os predicativos contribuem para a caracterização e para a construção de sentido no texto. Esse será o material de análise que você, como professor em formação, utilizará para dar exemplo em sala de aula.
b) Transcreva o trecho escolhido, informando:
- Autor ou fonte.
- Título da obra, texto ou publicação.
- Breve contexto em que o trecho se insere (por exemplo: resumo da narrativa, situação da notícia, perfil biográfico ou objetivo do texto publicitário).
c) Realize você mesmo a análise sintática dos predicativos no trecho escolhido, destacando-os e numerando-os. Essa análise deve mostrar como os predicativos contribuem para caracterizar sujeitos, situações ou ideias, independentemente do gênero textual.
d) Em seguida, formule três questões práticas que você proporia aos alunos do Ensino Médio, com foco em:
Identificar os predicativos no trecho.
Explicar a característica ou qualidade atribuída pelo predicativo.
Relacionar a análise à compreensão do sujeito, situação ou ideia central do texto.
e) Apresente os comentários de correção que você, professor, faria após a realização da atividade pelos alunos, destacando como os predicativos contribuem para a caracterização, para a construção de sentidos e para o entendimento do texto.
f) Finalize com uma breve reflexão (8 a 10 linhas) sobre a importância de vincular o estudo da sintaxe à leitura e interpretação de textos, independentemente do gênero, mostrando como a análise dos predicativos contribui para a compreensão do conteúdo e das características dos sujeitos ou situações retratadas.
Atenção:
* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO – localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo –, realize a atividade neste arquivo e, em seguida, faça o envio.
* O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto se certifique de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.
* Formatação: letra Times New Roman ou Arial, tamanho de letra 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT.
* Essa é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração das respostas; portanto, se atente à necessidade de apresentar as referências utilizadas.
* Acesse a Sala do Café, pois nela foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, especificamente, um vídeo da professora com orientações de como realizar o MAPA.
Bom trabalho!