Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - RH - CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS - 53_2025

MAPA - RH - CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS - 53_2025

Diversidade e Inclusão nas Organizações

 

Esta atividade propõe que você embarque em uma jornada de descoberta e reflexão sobre a diversidade e inclusão no ambiente organizacional — temas cada vez mais relevantes no contexto da gestão de pessoas e do trabalho contemporâneo.

Ao longo desta atividade, você terá a oportunidade de investigar, analisar e propor soluções a partir da realidade de uma empresa real. O foco será compreender como esses temas estão sendo tratados (ou não) nas organizações, e de que forma o profissional de RH pode contribuir para um ambiente mais justo, ético e acolhedor.

A proposta vai além da teoria: o objetivo é que você desenvolva um olhar crítico e propositivo, capaz de conectar o conhecimento aprendido com ações práticas, respeitando as diferenças e promovendo a equidade no local de trabalho.

Prepare-se para mergulhar em uma experiência que vai ampliar sua percepção sobre o papel estratégico do RH na promoção da inclusão e do respeito à diversidade.

Vamos começar?

Para realizar sua atividade MAPA, siga as etapas seguintes:

Etapa 1. Escolha da Empresa

Você deve escolher uma organização real (onde trabalha, já trabalhou, ou tem contato com algum colaborador).

Caso não tenha acesso direto, pode pesquisar uma empresa conhecida por meio de sites, relatórios, ou entrevistas informais.

 

Etapa 2. Diagnóstico de Diversidade e Inclusão

Você deve realizar um diagnóstico básico com base em pelo menos uma das fontes a seguir: Conversa com 1 ou 2 colaboradores da empresa (informal).

Pesquisa de notícias, relatórios de sustentabilidade, site institucional. Experiência pessoal (se for colaborador atual ou ex-colaborador).

Deve-se observar pontos como:

Há diversidade nos quadros da empresa? A liderança é diversa?

Existem políticas de inclusão?

Há barreiras perceptíveis para certos grupos?

 

Etapa 3. Produção de um Texto Reflexivo-Analítico

Você deverá elaborar um texto, com no mínimo 20 linhas, contendo as seguintes informações: Parte 1 – Diagnóstico descritivo:

Breve apresentação da empresa.

Quais indícios de diversidade e inclusão foram percebidos? Justifique. O que falta ser desenvolvido? Justifique.

Parte 2 – Propostas de ações inclusivas 

 

Sugestão de três ações práticas que a empresa poderia adotar para fortalecer a inclusão (ex: treinamentos, campanhas, ajustes em processos seletivos, criação de comitês, políticas de escuta etc.).

 

Parte 3 – Fundamentação:

Utilizar pelo menos uma fonte teórica ou normativa (ex: cartilhas do MPT, Lei nº 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial, artigos científicos, ou materiais da disciplina) para sustentar suas propostas.

 

Observações Finais

A atividade deve ser autoral, com base na observação e reflexão do estudante. Não é necessário aplicar questionários ou usar linguagem técnica de pesquisa.

A sinceridade na análise e a capacidade de propor ações reais e viáveis serão valorizadas.

 

Orientações importantes:

  • Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, disponível no ícone Material da Disciplina.
  • Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
  • Em casos de dúvidas, entre em contato com o seu Professor Mediador pelo Studeo, no Fale com o Mediador.
  • A atividade será aceita somente pelo Studeo; atividades fora do prazo não serão aceitas.
  • Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
  • Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados ou cópia textual entre colegas), a atividade poderá ser zerada.

Bons estudos!

 

Atividades Relacionadas