Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - TAUT - PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 54_2025

MAPA - TAUT - PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 54_2025

A avaliação é um instrumento essencial no processo de ensino e de aprendizagem, pois permite acompanhar o desenvolvimento dos alunos e orientar a prática pedagógica. No caso de crianças com deficiência, ela deve ser adaptada às necessidades individuais, garantindo condições de equidade e valorizando suas potencialidades. Nesse sentido, o uso de materiais concretos torna-se um recurso fundamental. Objetos manipuláveis, jogos, imagens, recursos táteis e tecnológicos facilitam a compreensão dos conteúdos, permitindo que as crianças expressem seus conhecimentos de diferentes formas. Esses materiais ajudam a reduzir barreiras cognitivas e comunicacionais, além de estimular a participação ativa, a motivação e a autonomia no momento da avaliação. Assim, o professor pode obter uma visão mais justa e real das aprendizagens, respeitando o ritmo e as formas de expressão de cada estudante.

Assim, a utilização de materiais concretos na avaliação de crianças com deficiência não apenas favorece a inclusão escolar, mas também assegura que o processo avaliativo cumpra sua função principal: promover a aprendizagem e reconhecer as diversas formas de desenvolver e demonstrar saberes.

Partindo deste contexto, a atividade aqui proposta está dividida em duas etapas:

1° Etapa - Construção de um material concreto para a realização de uma avaliação dos conhecimentos com crianças de 5 anos, que possuem laudo de TEA, nível de suporte 3, não verbal. Para o desenvolvimento do material, considerar que a avaliação que será aplicada deverá verificar os conhecimentos da criança sobre:

Dentro/fora.

Formas geométricas.

Relação número/quantidade.

Você deverá produzir o material, fotografar e inserir no Formulário padrão.

2° Etapa - Elabore um texto dissertativo fundamentado, de no mínimo 15 e no máximo 25 linhas, respondendo a seguinte pergunta: qual a importância da utilização de materiais concretos na avaliação de crianças com deficiência e/ou transtornos, explicando de que forma esses recursos podem contribuir para a inclusão escolar e para a efetivação da aprendizagem.

ATENÇÃO:

* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade neste arquivo e, em seguida, efetue o envio.

* Certifique-se de que está enviando o arquivo correto, antes de clicar em \"finalizar\", pois haverá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.

* Acesse o fórum da disciplina, lá foram disponibilizadas orientações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo da professora com orientações de como realizar o MAPA.

* Formatação: letra Times New Roman ou Arial, tamanho de letra 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT.

* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no fórum MOMENTO TIRA-DÚVIDAS DO MAPA.

Bons estudos!

Atividades Relacionadas

Considerando os corantes artificiais alimentícios, sua tarefa nesta atividade é discorrer sobre os possíveis males que essas substâncias podem causar à saúde humana. Utilize duas referências bibliográficas do livro da disciplina e outras fontes confiáveis para fundamentar a sua resposta (seu texto deverá conter ente 10 a 15 linhas).

MAPA - TAUT - PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 54_2025 A avaliação é um instrumento essencial no processo de ensino e de aprendizagem, pois permite acompanhar o desenvolvimento dos alunos e orientar a prática pedagógica. No caso de crianças com deficiência, ela deve ser adaptada às necessidades individuais, garantindo condições de equidade e valorizando […]