Max Weber desenvolveu uma teoria sociológica baseada no método compreensivo, que busca entender o sentido das ações individuais, rejeitando o positivismo por não considerar as particularidades individuais. Para Weber, a sociedade moderna é caracterizada pela racionalização da cultura e da sociedade, sendo tensionada, racional e previsível. O autor utilizou o conceito de ação social para compreender as relações sociais, definindo-a como ações que os indivíduos exercem orientando-se pela ação dos outros. Weber identificou quatro tipos de ação social: orientada pela tradição (determinada por costume), orientada pelo afeto (baseada em emoções), orientada por interesses racionais em relação a valores (convicção consciente de um valor) e orientada por interesses racionais em relação a fins (determinada pelo objetivo claro e direto).
CARVALHO, C. L. S. et al. Fundamentos da Educação. Maringá, PR: Unicesumar, 2022.
Com base no texto apresentado, analise as afirmativas a seguir sobre a perspectiva weberiana da racionalização dos processos pedagógicos:
I. Weber rejeitava o positivismo, porque ele não analisava as particularidades individuais, defendendo que, nas ciências sociais, os acontecimentos dependem da postura e da ação do investigador.
II. O conceito de ação social weberiano se refere às ações que os indivíduos exercem orientando-se pela ação dos outros, podendo ser motivadas por tradição, afeto ou interesses racionais.
III. Na sociedade moderna weberiana, a racionalização torna a sociedade tensionada e previsível, exigindo a internalização de normas de convivência devido à escassez de recursos.
IV. Weber considerava que a ação social tem como componente fundamental a expectativa irracional, desconsiderando a importância dos valores e crenças na formação das normas sociais.
É correto o que se afirma em: