Na análise do Sistema Agroindustrial (SAG), o enfoque é abrangente, abarcando não somente a produção agropecuária, mas também a totalidade do sistema que engloba fornecedores de insumos, produtores rurais, unidades de processamento agroindustrial, distribuição e consumidores. Essas conexões interdependentes entre os participantes englobam as várias etapas de um sistema agroindustrial, com diferentes tipos de interações ocorrendo entre os diversos agentes que o constituem. Além disso, essa perspectiva considera as conexões e a interligação entre os diversos setores que compõem os sistemas, bem como os ambientes nos quais os agentes e os sistemas estão inseridos.
Fonte: PALOSCHI TOMÉ, L. H. Coordenação de redes no agronegócio. Indaial, SC: Arqué, 2023.
No que concerne à abordagem de Sistema Agroindustrial, avalie as afirmativas a seguir:
I. O conceito de sistema agroindustrial considera, em sua análise, a economia das organizações e a nova economia institucional.
II. Essa abordagem serve como ferramenta de análise das estruturas de governança no agronegócio e facilita o estudo dos problemas agroindustriais.
III. Um aspecto que o conceito de SAG introduz às análises do agronegócio é a relação entre os atores e o ambiente em que as transações acontecem.
IV. Esse conceito é menos amplo que o de cadeias produtivas, por focalizar apenas a cadeia de transformação do produto.
É correto o que se afirma em: