No decorrer da vivência da raça humana, as civilizações expandiram suas culturas, conhecimentos e tecnologias, tiveram a sabedoria de trocar informações e solidificar a sua existência na Terra. Os povos demonstravam-
QUESTÃO 5
No decorrer da vivência da raça humana, as civilizações expandiram suas culturas, conhecimentos e tecnologias, tiveram a sabedoria de trocar informações e solidificar a sua existência na Terra. Os povos demonstravam-se despreocupados com o impacto ambiental fomentado por seu modo organizacional, pois além da abundância de recursos naturais constatado nestes áureos tempos, possuíam a ignorância da consequência de suas condutas ao alterar ecossistemas onde se instalavam. Com efeito, o Homem situou sua dependência em buscar mais riquezas e expandir as suas civilizações, ultrapassando sua real necessidade, de modo a submeter o meio ambiente a perseguir suas demandas, sem observar seu equilíbrio de autogerenciamento, causando problemas para além de suas épocas. Aos poucos, os desastres naturais começaram a ser conectados com as práticas danosas aos ecossistemas, restando demonstrável as consequências deste desequilíbrio ecológico.
Fonte: SILVA, Yago Böck Xavier da. O princípio da Sustentabildade na Gestão Empresrial. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2018.
Considerando as informações acima, sobre a sustentabilidade, avalie as afirmações a seguir:
I. Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado à continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. É promover um habitat mais equitativo, configurando a civilização e as atividades humanas.
II. Em 1987, o documento Nosso Futuro Comum (Our Common Future) ou Relatório Brundtland, apresentou um novo olhar sobre o desenvolvimento, agora chamado de desenvolvimento sustentável e definido como “processo que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
III. Aspásia Camargo faz um retrospecto sobre os dez anos que se passaram entre a Conferência do Rio e a da África do Sul e destaca que muitas foram as frustrações quanto às perspectivas positivas da Rio-92, mas o que avançou foi o reconhecimento, por parte dos países desenvolvidos, do desenvolvimento sustentável como uma inaceitável solução para os problemas ambientais.
IV. O desenvolvimento sustentável é um processo de aprendizagem social de longo prazo que, por sua vez, é direcionado por políticas públicas orientadas por um plano de desenvolvimento nacional. Assim, a pluralidade de atores sociais e interesses presentes na sociedade colocam-se como um entrave para as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.