Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

No processo educativo, ensinar ciência vai além da simples transmissão de conteúdos; trata-se de estimular o desenvolvimento de um pensamento crítico e autônomo. Essa trajetória envolve a construção de conceitos a partir de

Questão 10
No processo educativo, ensinar ciência vai além da simples transmissão de conteúdos; trata-se de estimular o desenvolvimento de um pensamento crítico e autônomo. Essa trajetória envolve a construção de conceitos a partir de experiências cotidianas e conhecimentos prévios dos estudantes. Conforme as contribuições de Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo não ocorre de forma isolada, mas em interação com outras pessoas, sendo que a aprendizagem é favorecida quando há apoio de alguém mais experiente. Nesse contexto, o professor exerce um papel central ao acompanhar o aluno em atividades que ele ainda não consegue realizar sozinho, mas que, com orientação adequada, pode vir a dominar. Assim, o avanço no aprendizado depende da sensibilidade do educador em reconhecer o ponto em que o aluno se encontra e em oferecer os meios adequados para que ele alcance níveis mais complexos de compreensão.

Observe a imagem a seguir:


Fonte: adaptada de: https://cursocompletodepedagogia.com/tag/qual-a-importancia-da-zona-de-desenvolvimento-proximal/. Acesso em: 24 jul. 2025.

Segundo a concepção de Vygotsky sobre o desenvolvimento dos estudantes, especialmente na formação de conceitos científicos, analise as afirmativas a seguir:

I. O professor deve transmitir os conteúdos prontos para garantir que os alunos adquiram conhecimento científico com exatidão.
II. O professor atua como mediador, identificando o nível atual de conhecimento do aluno e oferecendo suporte para que ele avance em direção a novos saberes.
III. A função do professor limita-se a observar como os alunos constroem sozinhos seus próprios conceitos a partir das experiências do cotidiano.
IV. A mediação docente é necessária apenas nos primeiros anos escolares, perdendo relevância à medida que o estudante se torna mais autônomo.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II e IV, apenas.

Atividades Relacionadas

Considerando os corantes artificiais alimentícios, sua tarefa nesta atividade é discorrer sobre os possíveis males que essas substâncias podem causar à saúde humana. Utilize duas referências bibliográficas do livro da disciplina e outras fontes confiáveis para fundamentar a sua resposta (seu texto deverá conter ente 10 a 15 linhas).

Questão 10 No processo educativo, ensinar ciência vai além da simples transmissão de conteúdos; trata-se de estimular o desenvolvimento de um pensamento crítico e autônomo. Essa trajetória envolve a construção de conceitos a partir de experiências cotidianas e conhecimentos prévios dos estudantes. Conforme as contribuições de Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo não ocorre de forma isolada, […]