Nos EUA, o fenômeno conhecido como school shooting trata-se de um ataque armado a uma instituição de ensino. O país é um dos que mais registram esse tipo de ataque em todo o mundo. Uma matéria do The Washington
QUESTÃO 5
Nos EUA, o fenômeno conhecido como school shooting trata-se de um ataque armado a uma instituição de ensino. O país é um dos que mais registram esse tipo de ataque em todo o mundo. Uma matéria do The Washington Post aponta uma diferença básica entre os ataques às escolas estadunidenses e às brasileiras: o acesso às armas de fogo. Dos 23 ataques a escolas no Brasil, 11 foram feitos com armas de fogo e 12 com armas brancas. Os dois massacres mais letais no país foram realizados com armas de fogo: em Realengo (RJ), com 13 mortos, e em Suzano (SP), com 9 mortos. A restrição à posse e ao porte de armas, além do monitoramento de clubes de tiros e da proibição do acesso a clubes de tiros e similares por crianças e adolescentes, são pontos que devem estar na pauta da prevenção.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. É importante saber que o Estado deveria ter o papel de conciliar a multiplicidade de interesses dos cidadãos e gerar educação de qualidade, que fosse capaz de atuar no combate à violência. Contudo, a própria organização estatal possui, em sua natureza, duplicidade de funcionalidade, e acaba por ser o nosso “protetor” com relação aos atos violentos dos indivíduos, mas também “repressor” das liberdades individuais.
PORQUE
II. Assim, as instituições devem deter diferentes olhares e funcionalidades sobre a violência. Por exemplo, o ordenamento jurídico atua como órgão sancionador do princípio da autoridade. Já a escola, enquanto instituição formadora, deve saber que a violência deve ser tratada como problema de natureza antropológica, filosófica, científica e, claro, pedagógica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: