3a QUESTÃO
O conceito de disfunção física, segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), está relacionado à presença de alterações em estruturas anatômicas ou funções fisiológicas do corpo, incluindo aspectos, como força muscular, mobilidade articular, coordenação motora e controle postural. Essas alterações podem ser decorrentes de condições de saúde, congênitas ou adquiridas, e têm o potencial de impactar negativamente o desempenho das atividades do cotidiano e a participação social do indivíduo nos diferentes contextos de vida, como a escola, o trabalho, a comunidade e o lar. Contudo é importante destacar que a simples presença de uma disfunção física não implica, de forma determinística, em limitação funcional.
Fonte: THEOBALD, M. N. C. Terapia ocupacional infanto-juvenil. Florianópolis: Arqué, 2025.
Considerando os conceitos de disfunção física, deficiência e funcionalidade, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
- A disfunção física e a deficiência são sinônimos e, portanto, sempre se apresentam simultaneamente.
- A deficiência, segundo a CIF, refere-se exclusivamente à presença de doenças crônicas que demandam cuidado contínuo.
- A presença de uma disfunção física sempre gera incapacidade, restringindo, de forma absoluta, a participação social do indivíduo.
- A Terapia Ocupacional atua apenas quando há comprovação clínica de deficiência física, não intervindo em casos de disfunções leves.
- A funcionalidade depende de uma interação entre condições de saúde, fatores contextuais e pessoais, sendo possível a presença de disfunção sem que haja deficiência.