O curso de pedagogia e seu currículo foram muito debatidos ao longo dos anos, principalmente a disciplina de Prática de Ensino, esta, por sua vez foi incluída nos cursos de formação inicial no ano de 1890. No entanto, no d
QUESTÃO 8
O curso de pedagogia e seu currículo foram muito debatidos ao longo dos anos, principalmente a disciplina de Prática de Ensino, esta, por sua vez foi incluída nos cursos de formação inicial no ano de 1890. No entanto, no decorrer das décadas ainda seriam muito debatidos o curso de pedagogia e suas habilitações a serem seguidas.
CARVALHO, Tereza Cristina. Prática de Ensino da Educação Básica. Maringá: UniCesumar, 2022.
Leia o caso a seguir:
Ana Paula, aluna do curso de Pedagogia da UniCesumar encontrou sua professora Joana, professora do ensino primário, e as duas começaram a conversar sobre a história do curso de Pedagogia e as diversas mudanças que ocorreram na grade curricular e na formação do pedagogo. A professora Joana disse que em sua época a formação era voltada para a “produção de mão de obra”, pois não havia uma formação muito específica para um professor polivalente.
Em relação a luta dos professores para uma educação de qualidade e as diversas legislações adotadas para fortalecer o curso analise as assertivas a seguir:
I. No artigo 30, da Lei nº 5.692/71, que estabeleceu a formação mínima para o magistério, está relacionado a formação da professora Joana, mais tecnicista.
PORQUE
II. Somente com a aprovação da Resolução CNE/CP nº 1/2006, que institui as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia, proporcionando uma organização mais polivalente ao professor, dividindo o curso em três eixos sendo eles docência, gestão e produção de conhecimento.