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    31/12/2030

O nascimento da Vitimologia se vincula à preocupação de alguns estudiosos com a vítima do delito, sua personalidade, seu comportamento e suas relações com o vitimizador, inclusive buscando formas de reparação à agressão sofrida. E

QUESTÃO 3
O nascimento da Vitimologia se vincula à preocupação de alguns estudiosos com a vítima do delito, sua personalidade, seu comportamento e suas relações com o vitimizador, inclusive buscando formas de reparação à agressão sofrida. Embora atualmente seja possível compreender a vitimologia em uma amplitude maior, nem sempre foi assim! A partir de um momento histórico específico, a vítima passa a ser elemento importante. Na verdade, a Vitimologia ainda passa por uma evolução, direcionando seus estudos com foco na vítima, mas observando questões, como a sua efetiva e mais ativa participação no processo penal, como também o seu envolvimento no delito, ou seja, seu comportamento, sua parcela de contribuição para a prática do ato delituoso.

 

Fonte: MOTA, I. L. Breves linhas sobre vitimologia, redescobrimento da vítima e suas várias faces: algumas questões relevantes. Revista Jurídica da Presidência, v. 13, n. 101, Brasília, 2012, p. 629-655. Disponível em: https://revistajuridica.presidencia.gov.br/index.php/saj/issue/view/20. Acesso em: 10 jul. 2025.

 

Sobre a vitimologia, seus aspectos históricos e evolução, analise as afirmativas a seguir:

I. A vitimologia nasceu como uma reação à vitimização em larga escala ocorrida após a Segunda Guerra Mundial.

II. Toda vítima de um crime é necessariamente o sujeito passivo da infração penal.

III. A vitimologia amplia o entendimento tradicional da vítima ao considerar pessoas jurídicas e danos indiretos.

IV. A posição da vítima no sistema penal sempre foi de protagonismo, especialmente na Escola Clássica da Criminologia.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - III, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
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