O Processo de Substituição de Importações foi uma estratégia econômica adotada pelo Brasil e por outros países da América Latina durante o século XX, especialmente após a Segunda Guerra Mundial. Esta estratégia visava redu
QUESTÃO 8
O Processo de Substituição de Importações foi uma estratégia econômica adotada pelo Brasil e por outros países da América Latina durante o século XX, especialmente após a Segunda Guerra Mundial. Esta estratégia visava reduzir a dependência de produtos manufaturados importados, substituindo-os por produtos fabricados internamente.
Fonte: MONTEIRO, Daniela Carla. Economia Brasileira Contemporânea. Maringá: Unicesumar, 2021.
A partir do enunciado apresentado e de posse do conhecimento obtido na disciplina sobre esse assunto, avalie as afirmações a seguir:
I. O Processo de Substituição de Importações foi uma tentativa de criar uma base industrial nacional forte e reduzir a vulnerabilidade externa, especialmente em momentos de instabilidade econômica global.
II. Embora tenha impulsionado o crescimento industrial e modernizado parte da economia, o PSI enfrentou críticas por incentivar a produção de bens com baixa competitividade internacional e por não resolver questões estruturais profundas, como a desigualdade regional e a falta de investimentos em educação e tecnologia.
III. As principais características e objetivos do Processo de Substituição de Importações foram: Industrialização Nacional; Diversificação da Economia; Criação de Empregos e Renda; Protecionismo Econômico; Investimentos em Infraestrutura; e Políticas de Subsídios e Incentivos.