O profissional de Educação Física sempre deverá utilizar abordagens para a melhor compreensão da tarefa a ser realizada pelo indivíduo com deficiência. Em determinadas situações, pode-se combinar mais de uma instrução ou utilizá-la de forma individual. O autor destaca as seguintes abordagens: orientação verbal, demonstração, assistência física e brailing.
FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando as abordagens descritas pela autor, avalie as afirmações a seguir:
I. Assistência física: oferecer auxílio físico ou guiar o movimento do indivíduo para que ele aprenda o movimento cinestesicamente.
II. Orientação verbal: explicar de forma clara e objetiva verbalmente o que se espera que o indivíduo desenvolva em relação à atividade proposta.
III. Demonstração: orientar o indivíduo por meio do tato a perceber a execução de um movimento ou habilidade realizados pelo profissional ou por um colega.
IV. Brailling: expor de maneira exemplificada, por meio de ações demonstrativas ou utilização de modelos, o que se espera que o indivíduo desenvolva em relação à atividade proposta.
É correto o que se afirma em: