- Objetivos da avaliação psicopedagógica: Ex: Compreender as causas da dificuldade de leitura e escrita; investigar a relação da criança com a aprendizagem.
- Áreas a serem investigadas:
o Cognitiva
o Psicomotora
o Afetiva/emocional
o Relacional/social
o Escolar/institucional
- Instrumentos e estratégias:
o Entrevista com os responsáveis
o Entrevista com o professor
o Observação em sala de aula
o Análise do material escolar
8
o Atividades lúdicas/diagnósticas (ex: desenho, jogos, testes projetivos)
o Testes informais (ex: escrita espontânea, leitura de palavras, raciocínio lógico)
- Reflexão sobre a Relação Professor-Aluno
- Analisar como a relação professor-aluno aparece no caso apresentado:
o Como o professor se posiciona frente à queixa?
o A relação é de apoio, acolhimento ou distanciamento?
o Existe escuta e sensibilidade às dificuldades da criança?
o Há práticas pedagógicas que favorecem ou dificultam a superação da dificuldade?
- Relatório de Análise Psicopedagógica Inicial (3 a 5 páginas), contendo: • Resumo do caso
- Análise das queixas
- Plano de avaliação psicopedagógica
- Reflexão crítica sobre a função da avaliação
- Considerações sobre a relação professor-aluno
Unidade: 4 – Recursos Utilizados na Avaliação Psicopedagógica
Aula: 4 – Instrumentos para avaliação psicopedagógica
OBJETIVO
Para compreender e aplicar os principais recursos utilizados na avaliação psicopedagógica, reconhecendo a importância da entrevista com a escola, da anamnese e dos instrumentos específicos de avaliação, realize as etapas desta atividade.
PROCEDIMENTO/ATIVIDADE
ATIVIDADE PROPOSTA:
ATIVIDADE 4 – Construção de um Protocolo de Avaliação Psicopedagógica
- Estudo Dirigido (individual ou em dupla)
Os alunos deverão revisar os principais conceitos da unidade, com foco em: • Entrevista com a escola
9
- Anamnese com a família
- Instrumentos lúdicos e projetivos
- Provas operatórias
- Observação clínica
- Criação de um Protocolo Simulado de Avaliação
Cada aluno (ou dupla) irá montar um protocolo fictício de avaliação psicopedagógica. No Padlet, terá um modelo para inspiração. Esse protocolo precisa contemplar:
- Ficha de Entrevista com a escola (dados escolares, histórico, observações do professor) 2. Roteiro de Anamnese com a família (dados familiares, desenvolvimento da criança, histórico escolar e emocional)
- Seleção de 3 instrumentos psicopedagógicos (explicar por que seriam utilizados e o que avaliam)
- Descrição de uma situação hipotética de aplicação dos recursos, com base em uma queixa comum (ex: dificuldades de leitura, escrita ou atenção)
- Apresentação e Discussão em Grupo:
Cada grupo/apresentador irá compartilhar seu protocolo com a turma e justificar a escolha dos recursos. Em seguida, os demais colegas farão perguntas e contribuições, simulando uma troca entre profissionais da área.
CHECKLIST:
- Selecionar materiais
- Analisar os materiais
- Comparar e avaliar
- Criar protocolos simulados
- Refletir com olhar psicopedagógico
- Elaborar o relatório final (quando houver)
- Salvar os arquivos de forma separada e no formato PNG, quando for necessário. - Enviar os arquivos para o ambiente virtual, quando for solicitado.
RESULTADOS
O trabalho deverá ser entregue em arquivo Word atendendo as etapas de produção e utilizando os recursos solicitados no roteiro.
- O arquivo deverá conter:
- Capa;
- Folha de rosto com os dados da disciplina e do aluno;
10
- Os resultados das atividades práticas exigidas pelo roteiro;
- Referências bibliográficas (quando houver).
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Analisar criticamente materiais didáticos utilizados no contexto escolar, reconhecendo sua adequação pedagógica e psicopedagógica, e propondo intervenções ou recursos complementares que favoreçam a aprendizagem significativa, a inclusão e o desenvolvimento integral do aluno.
11