ATIVIDADE 1 - PED - POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54_2025

ATIVIDADE 1 - PED - POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54_2025   A Resolução nº4/2009 deixa claro como deve ser organizado o Atendimento Educacional Especializado, sistematizando a sua função, os níveis e as etapas da Educação Básica a serem atendidos, seu público-alvo, o local a ser realizado, o enriquecimento curricular, o […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - PED - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - 54_2025

ATIVIDADE 1 - PED - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - 54_2025   A gestão escolar democrática no Brasil é um princípio fundamental, garantido pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), que preconiza a participação efetiva da comunidade escolar em todas as esferas. […]

Ver Atividade Completa
MAPA - GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 54_2025

MAPA - GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 54_2025   Participar do comércio internacional é uma excelente opção para empreendedores que desejam alargar o horizonte do negócio. Mas é preciso encontrar os caminhos que facilitam o acesso aos mercados e, além disso, fixar estratégias adequadas de comercialização para exportação dos produtos. Neste sentido, a escolha […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DA MATEMÁTICA - 54_2025

ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DA MATEMÁTICA - 54_2025   O ensino do sistema de numeração decimal na Educação Infantil exige uma abordagem que vá além da memorização de números ou da escrita correta de algarismos. De acordo com os pressupostos da psicogênese do número, baseados na teoria de Jean Piaget, a criança constrói […]

Ver Atividade Completa
MAPA - PED - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 54_2025

MAPA - PED - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 54_2025   Imagine a seguinte situação hipotética. Você, pedagogo (a) formado (a) trabalha em uma Escola de Educação Infantil com uma turma de alunos de 4 a 5 anos. No início do ano letivo você percebe que boa parte destes alunos apresentam algumas dificuldades referentes ao […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - PED - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 54_2025

ATIVIDADE 1 - PED - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 54_2025   [...] justifica-se a necessidade do educador de conhecer as diretrizes postas na BNCC frente ao trabalho passível de ser realizado com o desenvolvimento psicomotor, com o corpo e o movimento. Embora de modo implícito, a psicomotricidade está presente na visão do educador e […]

Ver Atividade Completa
MAPA - PED - POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54_2025

MAPA - PED - POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54_2025   Leia o trecho: As principais características apresentadas pelas pessoas com dislexia refere-se à leitura e à escrita, geralmente, sem sentidos; atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem; dificuldade no reconhecimento de letras; conflito de letras na grafia; conflito na […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - PED - ARTE E MUSICALIZAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO - 54_2025

ATIVIDADE 1 - PED - ARTE E MUSICALIZAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO - 54_2025   Qual o papel da musicalização na Educação Infantil?   A resposta não é fácil e simples, mas temos que lembrar que:   “A criança, por meio da brincadeira, relaciona-se com o mundo que descobre a cada dia e é dessa forma […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - RH - IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO DE TALENTOS E CARREIRAS - 54_2025

ATIVIDADE 1 - RH - IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO DE TALENTOS E CARREIRAS - 54_2025 Escolha Estratégica de Técnicas de Aprendizagem Corporativa:   Você é o Gestor de Desenvolvimento Humano da BioEssence Natural Care, uma empresa nacional do setor de cosméticos naturais e sustentáveis, com mais de 2.000 colaboradores distribuídos em unidades fabris e centros de […]

Ver Atividade Completa
PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: AMBIENTES NÃO-FORMAIS - 54_2025

PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: AMBIENTES NÃO-FORMAIS - 54_2025   Os museus desempenham um papel crucial e insubstituível no processo de aprendizagem, atuando como verdadeiros laboratórios de conhecimento para além dos limites da educação formal. Eles se constituem como instituições alimentadas pelo processo museológico, cujas ações são intrinsecamente educativas, utilizando o patrimônio cultural como um referencial […]

Ver Atividade Completa