Levando em consideração as concepções anteriores, estudadas na Unidade 2 do livro didático sobre Formação de Professores

  Levando em consideração as concepções anteriores, estudadas na Unidade 2 do livro didático sobre Formação de Professores e a Prática Docente para o Século XXI, a proposta deste MAPA é que você, estudante do curso de Pedagogia, reflita a respeito da prática do professor para o século XXI. Para isso, o primeiro passo é  […]

Ver Atividade Completa
Apresente uma temática que você considera importante e que deveria ser conteúdo da formação inicial para atuar na educação do século XXI

  Apresente uma temática que você considera importante e que deveria ser conteúdo da formação inicial para atuar na educação do século XXI, utilizando argumentos válidos para justificar sua escolha.   Apresente duas características que o professor precisa ter para enfrentar os desafios da educação para o século XXI e descreva o porquê.   Observações: […]

Ver Atividade Completa
Apresente duas características que o professor precisa ter para enfrentar os desafios da educação para o século XXI e descreva o porquê.

  Apresente duas características que o professor precisa ter para enfrentar os desafios da educação para o século XXI e descreva o porquê.   Observações:   ​- Para fundamentar teoricamente seus argumentos, insira uma citação direta de até três linhas, conforme as normas da ABNT.   - Utilize o formulário padrão disponível no Material da […]

Ver Atividade Completa
-  Você irá elaborar uma proposta concreta de avaliação que promova aprendizagens significativas para o nível de ensino apontado.

    -  Você irá elaborar uma proposta concreta de avaliação que promova aprendizagens significativas para o nível de ensino apontado. Incorpore recursos digitais e dialogue com as competências da BNCC.   Seus slides devem conter (5 a 6 slides):   - Nome da proposta de avaliação e etapa/série de aplicação (5º ano);   - […]

Ver Atividade Completa
Etapa 2 – Proposta de avaliação inovadora com uso de tecnologias digitais

  Etapa 2 – Proposta de avaliação inovadora com uso de tecnologias digitais   -  Você irá elaborar uma proposta concreta de avaliação que promova aprendizagens significativas para o nível de ensino apontado. Incorpore recursos digitais e dialogue com as competências da BNCC.   Seus slides devem conter (5 a 6 slides):   - Nome […]

Ver Atividade Completa
- Nessa etapa, o objetivo é refletir sobre os diferentes tipos de planejamento e os modelos de avaliação escolar

  - Nessa etapa, o objetivo é refletir sobre os diferentes tipos de planejamento e os modelos de avaliação escolar, identificando seus impactos no processo de ensino-aprendizagem.   Seus slides devem conter (3 a 4 slides):   - Explicação dos tipos de planejamento escolar: estratégico, pedagógico, curricular e de ensino;   - Comparação entre avaliação […]

Ver Atividade Completa
Etapa 1 – Análise crítica dos tipos de planejamento e modelos avaliativos

  Etapa 1 – Análise crítica dos tipos de planejamento e modelos avaliativos   - Nessa etapa, o objetivo é refletir sobre os diferentes tipos de planejamento e os modelos de avaliação escolar, identificando seus impactos no processo de ensino-aprendizagem.   Seus slides devem conter (3 a 4 slides):   - Explicação dos tipos de […]

Ver Atividade Completa
Imagine que você é professor(a) do 5º ano do Ensino Fundamental e, durante uma reunião pedagógica

  Imagine que você é professor(a) do 5º ano do Ensino Fundamental e, durante uma reunião pedagógica, é convidado(a) a apresentar à equipe docente uma proposta de avaliação inovadora. O objetivo é propor práticas que valorizem a aprendizagem contínua, o uso significativo das tecnologias e o protagonismo dos estudantes, superando os modelos avaliativos tradicionais centrados […]

Ver Atividade Completa
De acordo com Luckesi (2011), é fundamental que nós, educadores, nos empenhemos naquilo que ele denomina como “aprendizagem da avaliação”

    De acordo com Luckesi (2011), é fundamental que nós, educadores, nos empenhemos naquilo que ele denomina como “aprendizagem da avaliação”. Isso implica desenvolvermos não somente a capacidade de examinar – prática historicamente herdada do modelo tradicional de ensino e internalizada por nossa própria trajetória como estudantes –, mas, sobretudo, aprender a avaliar. Trata-se […]

Ver Atividade Completa
Um relato (mínimo 7 e máximo 15 linhas) destacando quais foram os maiores desafios na confecção deste papel reciclado

Um relato (mínimo 7 e máximo 15 linhas) destacando quais foram os maiores desafios na confecção deste papel reciclado e como esta atividade pode contribuir para o conhecimento do ensino de ciências nos anos iniciais com nossos estudantes?   Observação: utilize letra Arial tamanho 12, espaçamento simples e alinhamento justificado para redigir o formulário.   […]

Ver Atividade Completa