b) Explique de que forma o trabalho com os eixos de língua portuguesa pode auxiliar ao desenvolvimento dessa competência (6)

b) Explique de que forma o trabalho com os eixos de língua portuguesa pode auxiliar ao desenvolvimento dessa competência (6), ou seja, como, por meio da leitura/escuta, produção textual, análise linguística, oralidade, o(a) professor(a) colabora para que essa competência seja atingida. c) Não precisa colocar título nem assinar. d) Seu texto deve se dividir em […]

Ver Atividade Completa
a) Faça uma breve introdução acerca da BNCC (O que é) e explique o que são as competências gerais, destacando a competência 6.

  a) Faça uma breve introdução acerca da BNCC (O que é) e explique o que são as competências gerais, destacando a competência 6. b) Explique de que forma o trabalho com os eixos de língua portuguesa pode auxiliar ao desenvolvimento dessa competência (6), ou seja, como, por meio da leitura/escuta, produção textual, análise linguística, […]

Ver Atividade Completa
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações

  Competência 6: Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.   Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum […]

Ver Atividade Completa
Você, graduando do curso de letras da Unicesumar, está participando do Simpósio Universitário de Maringá e de algumas oficinas ofertadas

  Você, graduando do curso de letras da Unicesumar, está participando do Simpósio Universitário de Maringá e de algumas oficinas ofertadas, entre as quais está uma cujo tema é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao final dela, a responsável pela dinâmica, solicitou que cada aluno escolhesse uma das 10 competências gerais do documento e […]

Ver Atividade Completa
Partindo dessa situação hipotética, escreva um texto dissertativo-argumentativo, de 10 a 30 linhas, sobre como você utilizaria o ESP

  Partindo dessa situação hipotética, escreva um texto dissertativo-argumentativo, de 10 a 30 linhas, sobre como você utilizaria o ESP para ajudar Eduardo a alcançar seu propósito de aprendizagem. Você deve mencionar que tipo de vocabulário o aluno precisa conhecer, bem como frases ou expressões que possibilitarão a interação médico/paciente. Além disso, você deve descrever […]

Ver Atividade Completa
Você é um professor que atua ministrando aulas particulares de LI, pautando-se na metodologia ESP. Você foi procurado por Eduardo

Você é um professor que atua ministrando aulas particulares de LI, pautando-se na metodologia ESP. Você foi procurado por Eduardo, de 30 anos, médico clínico geral, que deseja estudar LI por seis meses, e precisa aprender a se comunicar nessa língua rapidamente para atuar no programa Médicos Sem Fronteiras (ONG que oferece ajuda médica e […]

Ver Atividade Completa
Uma vertente que tem se tornado cada dia mais popular no ensino de Língua Inglesa (LI) é o chamado English for Specific Purpose (ESP).

  Uma vertente que tem se tornado cada dia mais popular no ensino de Língua Inglesa (LI) é o chamado English for Specific Purpose (ESP). “An ESP course is purposeful and is aimed at the successful performance of occupational or educational roles. It is based on a rigorous analysis of students’ needs and should be […]

Ver Atividade Completa
Sua tarefa é construir uma aula expositiva crítica, com base em uma campanha publicitária atual, voltada para alunos do Ensino Médio.

  ORIENTAÇÕES – Como organizar os slides da sua aula Sua tarefa é construir uma aula expositiva crítica, com base em uma campanha publicitária atual, voltada para alunos do Ensino Médio. Essa aula deverá estar dividida em até 10 slides, apresentados com clareza visual e textual, e enviados em formato PDF. A seguir, veja como […]

Ver Atividade Completa
Partindo dos conceitos discutidos na Unidade I, esta atividade propõe uma vivência prática em que a linguagem é observada em seu uso social.

  DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE Partindo dos conceitos discutidos na Unidade I, esta atividade propõe uma vivência prática em que a linguagem é observada em seu uso social. Você, como futuro(a) professor(a) de Língua Portuguesa, é convidado(a) a elaborar uma aula expositiva com base em uma campanha publicitária, destinada a alunos do Ensino Médio. O objetivo […]

Ver Atividade Completa
A Linguística é a ciência que estuda a linguagem humana e suas múltiplas manifestações. Entre seus principais objetivos está o de romper

  A Linguística é a ciência que estuda a linguagem humana e suas múltiplas manifestações. Entre seus principais objetivos está o de romper com o senso comum, que reduz a língua ao binarismo “certo e errado”, buscando compreendê-la em sua complexidade histórica, social e cultural. A Unidade I do material de Linguística I propõe reflexões […]

Ver Atividade Completa