​4. A partir do conceito de "Ecologia Social" apresentado por Guattari e discutido no artigo, quais estratégias você considera importantes para promover a inclusão

  ​4. A partir do conceito de "Ecologia Social" apresentado por Guattari e discutido no artigo, quais estratégias você considera importantes para promover a inclusão de pessoas surdas em atividades físicas e esportivas na escola?       ORIENTAÇÕES ADICIONAIS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:   - Para realizar a atividade, você precisa utilizar o […]

Ver Atividade Completa
​3. De que forma o esporte pode contribuir para a construção da identidade e da autonomia social da pessoa surda?

    ​3. De que forma o esporte pode contribuir para a construção da identidade e da autonomia social da pessoa surda?   ​4. A partir do conceito de "Ecologia Social" apresentado por Guattari e discutido no artigo, quais estratégias você considera importantes para promover a inclusão de pessoas surdas em atividades físicas e esportivas […]

Ver Atividade Completa
​2. Qual seria a alternativa mais justa para a inclusão dos surdos no cenário esportivo de alto rendimento: criar categorias específicas nas Paralimpíadas

    ​2. Qual seria a alternativa mais justa para a inclusão dos surdos no cenário esportivo de alto rendimento: criar categorias específicas nas Paralimpíadas, incluir os surdos nas competições de ouvintes com adaptações, ou fortalecer e ampliar os Jogos Olímpicos de Surdos (Deaflympics)? Justifique sua resposta com base no texto e no conceito de […]

Ver Atividade Completa
​1. Quais são os principais motivos históricos, culturais e organizacionais que explicam a ausência dos surdos nas Paralimpíadas e no Comitê Olímpico Brasileiro?

  ​1. Quais são os principais motivos históricos, culturais e organizacionais que explicam a ausência dos surdos nas Paralimpíadas e no Comitê Olímpico Brasileiro?   ​2. Qual seria a alternativa mais justa para a inclusão dos surdos no cenário esportivo de alto rendimento: criar categorias específicas nas Paralimpíadas, incluir os surdos nas competições de ouvintes […]

Ver Atividade Completa
As pessoas com deficiência, independentemente do nível de seu comprometimento, se beneficiam de atividades físicas em geral e esportivas em particular

  As pessoas com deficiência, independentemente do nível de seu comprometimento, se beneficiam de atividades físicas em geral e esportivas em particular, inclusive participando de competições como as Paraolimpíadas. Apesar das inúmeras categorias para incluir pessoas com os mais diversos tipos de deficiências motoras, intelectuais e visuais, não há nenhuma modalidade que inclua os surdos […]

Ver Atividade Completa
A comunicação é essencial, tanto nas relações profissionais quanto nas interações sociais. Antigamente, as pessoas surdas não tinham muitas oportunidades

  A comunicação é essencial, tanto nas relações profissionais quanto nas interações sociais. Antigamente, as pessoas surdas não tinham muitas oportunidades de conviver socialmente, eram impedidas de exercer sua cidadania, de se relacionar com os outros e de usar sua forma de comunicação. Felizmente, hoje, as pessoas surdas têm mais oportunidades de interação social. Elas […]

Ver Atividade Completa
4. Elabore um Fluxograma apresentando de maneira breve e objetiva, cada uma das etapas do planejamento que você elaborou.

4. Elabore um Fluxograma apresentando de maneira breve e objetiva, cada uma das etapas do planejamento que você elaborou. O fluxograma poderá ser feito à mão (com papel e caneta/lápis) ou em formato digital, utilizando modelos no programa/aplicativo “Canva”. No MODELO MAPA há um link para um vídeo explicativo sobre o que é um fluxograma […]

Ver Atividade Completa
3.5. Estruturação da Avaliação: Descreva como você avaliaria a(s) ação(ões) tomadas.

3.5. Estruturação da Avaliação: Descreva como você avaliaria a(s) ação(ões) tomadas. 4. Elabore um Fluxograma apresentando de maneira breve e objetiva, cada uma das etapas do planejamento que você elaborou. O fluxograma poderá ser feito à mão (com papel e caneta/lápis) ou em formato digital, utilizando modelos no programa/aplicativo “Canva”. No MODELO MAPA há um […]

Ver Atividade Completa
3.4. Definição da Metodologia e dos Recursos: Traga as informações mais relevantes sobre a(s) metodologia(s) você empregaria e sobre os recursos

3.4. Definição da Metodologia e dos Recursos: Traga as informações mais relevantes sobre a(s) metodologia(s) você empregaria e sobre os recursos necessários para implementar a situação hipotética escolhida. 3.5. Estruturação da Avaliação: Descreva como você avaliaria a(s) ação(ões) tomadas. 4. Elabore um Fluxograma apresentando de maneira breve e objetiva, cada uma das etapas do planejamento […]

Ver Atividade Completa
3.3. Mapeamento dos Conteúdos: Traga informações sobre os conteúdos você selecionaria para atingir o(s) objetivo(s) proposto(s).

  3.3. Mapeamento dos Conteúdos: Traga informações sobre os conteúdos você selecionaria para atingir o(s) objetivo(s) proposto(s). 3.4. Definição da Metodologia e dos Recursos: Traga as informações mais relevantes sobre a(s) metodologia(s) você empregaria e sobre os recursos necessários para implementar a situação hipotética escolhida. 3.5. Estruturação da Avaliação: Descreva como você avaliaria a(s) ação(ões) […]

Ver Atividade Completa