Explique o impacto desses marcos nas práticas pedagógicas, especialmente na forma como os professores planejam e avaliam seus alunos.

  — Analise como os contextos políticos, sociais e econômicos de cada período influenciaram as concepções e funções do planejamento escolar, relacionando-os aos interesses do Estado e do mercado.   *Fundamente sua resposta com autores e legislação que abordam a temática, indicando as referências ao final.   ​ATENÇÃO:   ​​- Assista ao vídeo explicativo da […]

Ver Atividade Completa
O professor do século XXI precisa dominar muito mais do que o conteúdo a ser ministrado, técnicas ou procedimentos didáticos metodológicos tradicionais

    Excerto 1 O professor do século XXI precisa dominar muito mais do que o conteúdo a ser ministrado, técnicas ou procedimentos didáticos metodológicos tradicionais que envolvem tarefas para casa, trabalhos extraclasse ou em grupo, dentro e fora da sala de aula, na tentativa de articular a teoria e prática durante o processo de […]

Ver Atividade Completa
Para Camillo e Medeiros (2018) e Pereira (2019), com a incorporação das tecnologias no dia a dia da escola, é possível propiciar o desenvolvimento

    Excerto 2 Para Camillo e Medeiros (2018) e Pereira (2019), com a incorporação das tecnologias no dia a dia da escola, é possível propiciar o desenvolvimento da aprendizagem crítica, criativa e colaborativa, suscitando a interatividade entre estudante e docente. Por isso, é papel da escola compreender a importância das tecnologias no processo educacional […]

Ver Atividade Completa
Levando em consideração as Unidades 2 e 5 do livro didático, as aulas conceituais e os dois excertos apresentados, considere os desafios e as possibilidades

    Levando em consideração as Unidades 2 e 5 do livro didático, as aulas conceituais e os dois excertos apresentados, considere os desafios e as possibilidades da utilização das tecnologias na educação do século XXI, reflita e apresente um texto que responda aos questionamentos a seguir:     Apresente um desafio vivenciado pelos professores […]

Ver Atividade Completa
1. Apresente um desafio vivenciado pelos professores durante o processo de ensino e aprendizagem na atualidade utilizando as tecnologias.

    Apresente um desafio vivenciado pelos professores durante o processo de ensino e aprendizagem na atualidade utilizando as tecnologias. Justifique sua resposta.       Estabeleça uma possibilidade de atuação utilizando as tecnologias e justifique a sua intencionalidade pedagógica.       Orientações:   Sua resposta deve ter de 15 a 20 linhas.   […]

Ver Atividade Completa
2. Estabeleça uma possibilidade de atuação utilizando as tecnologias e justifique a sua intencionalidade pedagógica.

    Estabeleça uma possibilidade de atuação utilizando as tecnologias e justifique a sua intencionalidade pedagógica.       Orientações:   Sua resposta deve ter de 15 a 20 linhas.   Elabore de forma dissertativa-argumentativa seu posicionamento frente às questões.   Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.   Leia novamente o que escreveu, amplie […]

Ver Atividade Completa
No Ensino Fundamental I, a atuação docente ultrapassa a simples transmissão de conteúdos. A criança aprende de forma ativa

  No Ensino Fundamental I, a atuação docente ultrapassa a simples transmissão de conteúdos. A criança aprende de forma ativa, por meio de interações e vivências que despertam curiosidade, autonomia e sentido. Segundo Vygotsky (1991), o desenvolvimento ocorre a partir da mediação social, sendo a escola um espaço privilegiado para essa construção conjunta. Nesse sentido, […]

Ver Atividade Completa
Libâneo (1994) afirma que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção”.

  Libâneo (1994) afirma que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção”. Assim, um ambiente de aprendizagem significativo deve valorizar diferentes linguagens, respeitar os tempos de aprendizagem e proporcionar desafios acessíveis que motivem a descoberta e o prazer de aprender. Além disso, práticas diversificadas, como o uso de projetos, jogos pedagógicos, […]

Ver Atividade Completa
Além disso, práticas diversificadas, como o uso de projetos, jogos pedagógicos, atividades investigativas e artísticas

  Além disso, práticas diversificadas, como o uso de projetos, jogos pedagógicos, atividades investigativas e artísticas, contribuem para o desenvolvimento integral. Como lembra Vickery (2016), “quando a criança está engajada, o conteúdo ganha vida e a aprendizagem torna-se duradoura”. Diante da complexidade e da diversidade dos sujeitos da aprendizagem, cabe ao educador refletir sobre suas […]

Ver Atividade Completa
Diante da complexidade e da diversidade dos sujeitos da aprendizagem, cabe ao educador refletir sobre suas práticas e buscar estratégias

  Diante da complexidade e da diversidade dos sujeitos da aprendizagem, cabe ao educador refletir sobre suas práticas e buscar estratégias que favoreçam a inclusão, o raciocínio crítico, a expressão e a colaboração. Com base nas reflexões do texto e em sua vivência acadêmica, elabore um texto dissertativo-argumentativo, de no mínimo 15 linhas e máximo […]

Ver Atividade Completa