Na análise feita pelo perito grafotécnico na assinatura do contrato e nas amostras de assinatura, foram encontradas:

Na análise feita pelo perito grafotécnico na assinatura do contrato e nas amostras de assinatura, foram encontradas: DIVERGÊNCIAS CONVERGÊNCIAS INCONCLUSÃO - Momentos gráficos - Comportamento de pauta - Comportamento de Base - Ataques e Remates - Tendência de Punho - Gramas - Ritmo, Dinâmica e Velocidade - Qualidade e Espontaneidade - Grafogeometria angular (Angulação da […]

Ver Atividade Completa
Um elemento muito importante para o ensino de Língua Inglesa (LI), é o Material Didático (MD). Entende-se que o MD é ​\\\"o conjunto de objetos

  Um elemento muito importante para o ensino de Língua Inglesa (LI), é o Material Didático (MD). Entende-se que o MD é ​\\\"o conjunto de objetos envolvidos nas atividades-fim da escola\\\" ​(LAJOLO, 1996, p. 4), ou seja, todo material que foi elaborado com intuito de promover ensino/aprendizagem, podendo incluir livro didático, flashcards, áudios, vídeos, entre […]

Ver Atividade Completa
Compreendendo o conceito de MC, imagine que você está elaborando o planejamento de uma aula de LI sobre clothes

  Compreendendo o conceito de MC, imagine que você está elaborando o planejamento de uma aula de LI sobre clothes, que inclui vocabulário e expressões utilizadas frequentemente nesse contexto. Descreva, em um texto de até 25 linhas, pelo menos um material complementar que você poderia utilizar para o ensino deste conteúdo, bem como o modo […]

Ver Atividade Completa
A Unidade V do seu material apresenta os conceitos fundamentais da linguística sincrônica de Ferdinand de Saussure

    A Unidade V do seu material apresenta os conceitos fundamentais da linguística sincrônica de Ferdinand de Saussure, como as dicotomias língua/fala, significante/significado, diacronia/sincronia e sintagma/paradigma. Esses conceitos reconfiguraram os estudos da linguagem ao deslocarem o foco das regras normativas para o funcionamento estrutural da língua como sistema.   A abordagem saussuriana fundamentou a […]

Ver Atividade Completa
A abordagem saussuriana fundamentou a linguística estruturalista, influenciando teorias posteriores, como a de Noam Chomsky

  A abordagem saussuriana fundamentou a linguística estruturalista, influenciando teorias posteriores, como a de Noam Chomsky, que, ao propor o Gerativismo, buscou ultrapassar os limites da descrição formal da língua. Chomsky argumenta que a linguagem é uma faculdade inata do ser humano, estruturada por uma Gramática Universal compartilhada por todas as línguas naturais, acessada por […]

Ver Atividade Completa
De acordo com Chomsky (1972), “a aquisição da linguagem é uma questão de crescimento e maturação de capacidades relativamente fixas, em condições externas adequadas”.

  De acordo com Chomsky (1972), “a aquisição da linguagem é uma questão de crescimento e maturação de capacidades relativamente fixas, em condições externas adequadas”. Essa perspectiva inatista reformulou a forma de compreender a linguagem e passou a dialogar com áreas como a psicolinguística e as ciências cognitivas.   Além do próprio Chomsky e de […]

Ver Atividade Completa
Além do próprio Chomsky e de Saussure, essa discussão também é aprofundada por autores como Leonor Fávero e Maria Cristina de Andrade

    Além do próprio Chomsky e de Saussure, essa discussão também é aprofundada por autores como Leonor Fávero e Maria Cristina de Andrade (2013), que analisam o funcionamento da Gramática Universal, e por Cunha, Costa e Martelotta (2013), que apresentam as diferentes teorias linguísticas em perspectiva crítica e comparativa.   Questão para Desenvolver Com […]

Ver Atividade Completa
Com base nos conceitos estruturais de Ferdinand de Saussure estudados na Unidade V e nas contribuições do gerativismo chomskyano, explique como a teoria de Chomsky

  Questão para Desenvolver Com base nos conceitos estruturais de Ferdinand de Saussure estudados na Unidade V e nas contribuições do gerativismo chomskyano, explique como a teoria de Chomsky dialoga com (e ao mesmo tempo rompe com) a visão estruturalista da linguagem. Em sua resposta (de no máximo 30 linhas):   Defina os principais conceitos […]

Ver Atividade Completa
Defina os principais conceitos saussurianos que fundamentaram a linguística estruturalista (língua/fala, significante/significado, sincronia/diacronia, sintagma/paradigma).

  Defina os principais conceitos saussurianos que fundamentaram a linguística estruturalista (língua/fala, significante/significado, sincronia/diacronia, sintagma/paradigma).  Explique o conceito de Gramática Universal de Chomsky e o funcionamento do Dispositivo de Aquisição da Linguagem (LAD).  Discuta como a teoria gerativista critica a ideia de que a língua é apenas um sistema formal de signos, defendendo o inatismo […]

Ver Atividade Completa
Explique o conceito de Gramática Universal de Chomsky e o funcionamento do Dispositivo de Aquisição da Linguagem (LAD).

  Explique o conceito de Gramática Universal de Chomsky e o funcionamento do Dispositivo de Aquisição da Linguagem (LAD).  Discuta como a teoria gerativista critica a ideia de que a língua é apenas um sistema formal de signos, defendendo o inatismo linguístico.  Use exemplos concretos e citações (como o aprendizado da linguagem por crianças) para […]

Ver Atividade Completa