A tendência pedagógica libertadora, também conhecida como pedagogia de Paulo Freire, teve grande destaque no Brasil

  A tendência pedagógica libertadora, também conhecida como pedagogia de Paulo Freire, teve grande destaque no Brasil a partir dos anos 1960 e consolidou-se entre as décadas de 1970 e 1980. Essa proposta pedagógica foi marcante por seu compromisso com a organização da classe oprimida e pela valorização do diálogo entre educador e educando. Seu […]

Ver Atividade Completa
Diante da liberdade de criação da capoeira e ao abordarmos essa modalidade nas aulas de Educação Física

    Diante da liberdade de criação da capoeira e ao abordarmos essa modalidade nas aulas de Educação Física, descreva as duas perspectivas de ensino apresentadas em nosso livro didático.  

Ver Atividade Completa
Os estudo analíticos podem ser observacionais ou experimentais. Os estudos observacionais não intervêm na saúde do indivíduo, apenas observam a distribuição dos fenômenos (doença, agravos, óbito, cura e outros) e seus predit

QUESTÃO 7 Os estudo analíticos podem ser observacionais ou experimentais. Os estudos observacionais não intervêm na saúde do indivíduo, apenas observam a distribuição dos fenômenos (doença, agravos, óbito, cura e outros) e seus preditores. Os estudos experimentais são baseados em uma ou mais intervenções na saúde do indivíduo, como na testagem de um novo medicamento ou vacina, de métodos de diagnóstico e outros. Dentre […]

Ver Atividade Completa
Nos últimos tempos, a Epidemiologia tem se tornado de grande importância nas ciências da saúde e tem se expandido entre todos que procuram entender o processo saúde-doença nas populações. Como disciplina científica, a Epid

QUESTÃO 4 Nos últimos tempos, a Epidemiologia tem se tornado de grande importância nas ciências da saúde e tem se expandido entre todos que procuram entender o processo saúde-doença nas populações. Como disciplina científica, a Epidemiologia é capaz de responder a muitas perguntas relacionadas à saúde humana e animal e também de demonstrar associações entre […]

Ver Atividade Completa
Mas o que seriam associação e causalidade? Essas duas palavras não são sinônimos. Dois eventos podem estar associados sem que um seja a causa do outro; eles podem também estar etiologicamente ligados. O termo associação tem o signi

QUESTÃO 9 Mas o que seriam associação e causalidade? Essas duas palavras não são sinônimos. Dois eventos podem estar associados sem que um seja a causa do outro; eles podem também estar etiologicamente ligados. O termo associação tem o significado de relação (ou correlação) estatística entre dois ou mais eventos. Causalidade, relação de causa e […]

Ver Atividade Completa
Neste estudo analítico, primeiramente identifica-se a população de estudo e os participantes são classificados em expostos e não expostos a um determinado fator de interesse. Depois, os indivíduos dos dois grupos são acompanh

QUESTÃO 10 Neste estudo analítico, primeiramente identifica-se a população de estudo e os participantes são classificados em expostos e não expostos a um determinado fator de interesse. Depois, os indivíduos dos dois grupos são acompanhados para verificar a incidência da doença/condição relacionada à saúde entre expostos (a/a + d) e não expostos (c/c + d). Se […]

Ver Atividade Completa
Pensar a epidemiologia como meio de trabalho significa concebê-la como tecnologia, ou seja, ferramenta de gestão. Assim, a epidemiologia, como saber tecnológico, pode ser investigada na sua aplicação como instrumento para a formulação de po

QUESTÃO 8 Pensar a epidemiologia como meio de trabalho significa concebê-la como tecnologia, ou seja, ferramenta de gestão. Assim, a epidemiologia, como saber tecnológico, pode ser investigada na sua aplicação como instrumento para a formulação de políticas, para a planificação e para avaliação em saúde (Schraiber et al., 1999). [...] O saber epidemiológico, como tecnologia não material, poderia ser […]

Ver Atividade Completa
Considerando o contexto do excerto acima, assim como o estudo dos princípios e organização do treinamento, explique os três princípios (individualidade, variedade e sobrecarga) mencionados no texto.

    Considerando o contexto do excerto acima, assim como o estudo dos princípios e organização do treinamento, explique os três princípios (individualidade, variedade e sobrecarga) mencionados no texto.  

Ver Atividade Completa
Com a finalidade de aprimorar o desempenho esportivo, durante o processo de treinamento, o atleta é exposto a múltiplos estímulos de ordem física, fisiológica, psicológica e comportamental.

    Com a finalidade de aprimorar o desempenho esportivo, durante o processo de treinamento, o atleta é exposto a múltiplos estímulos de ordem física, fisiológica, psicológica e comportamental. Dessa forma, os programas de treinamento devem ser criteriosamente planejados e organizados, articulando fundamentos científicos consolidados e as vivências práticas do treinador e do próprio atleta. […]

Ver Atividade Completa
Considerando o enunciado anterior e a imagem acima, descreva o passo a passo das medidas e procedimentos a serem tomados diante dessa situação

    Considerando o enunciado anterior e a imagem acima, descreva o passo a passo das medidas e procedimentos a serem tomados diante dessa situação:  

Ver Atividade Completa