“A formação não se constrói por acumulação [...] mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas [...]. Por isso é tão importante investir na pessoa e dar um estatuto ao saber da experiência[...].\\\"

QUESTÃO 6 “A formação não se constrói por acumulação [...] mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas [...]. Por isso é tão importante investir na pessoa e dar um estatuto ao saber da experiência[...].\\\"   Fonte: NÓVOA, A. (org.) Vidas de Professores. Porto: Porto, 1995. p. 25.     É evidente […]

Ver Atividade Completa
As décadas de 1970 e 1980 foram bastante intensas quanto aos questionamentos, críticas e debates em relação ao que havia sido implantado pelo governo ditatorial no que se refere a educação e principalment

QUESTÃO 7 As décadas de 1970 e 1980 foram bastante intensas quanto aos questionamentos, críticas e debates em relação ao que havia sido implantado pelo governo ditatorial no que se refere a educação e principalmente à formação docente (CARVALHO, 2022). Já de 1990 a 2000 foi considerada a DÉCADA DA EDUCAÇÃO, neste período inúmeros avanços foram […]

Ver Atividade Completa
O curso de pedagogia e seu currículo foram muito debatidos ao longo dos anos, principalmente a disciplina de Prática de Ensino, esta, por sua vez foi incluída nos cursos de formação inicial no ano de 1890. No entanto, no d

QUESTÃO 8 O curso de pedagogia e seu currículo foram muito debatidos ao longo dos anos, principalmente a disciplina de Prática de Ensino, esta, por sua vez foi incluída nos cursos de formação inicial no ano de 1890. No entanto, no decorrer das décadas ainda seriam muito debatidos o curso de pedagogia e suas habilitações […]

Ver Atividade Completa
Para Libâneo (2012, p. 127), “o pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa” e é fundamental que esse profissional desenvolva outras competências, para que ele seja capaz de atuar em diversos

QUESTÃO 9 Para Libâneo (2012, p. 127), “o pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa” e é fundamental que esse profissional desenvolva outras competências, para que ele seja capaz de atuar em diversos âmbitos, seja no espaço formal, ou não, sem perder a sua identidade profissional. LIBÂNEO. J. C. Pedagogia, Ciência da educação? Selma […]

Ver Atividade Completa
É fundamental que o profissional da educação compreenda a relação entre a educação formal, não formal e informal e suas diferenças para que possa construir conhecimento dentro de cada um desses espaços.

QUESTÃO 10 É fundamental que o profissional da educação compreenda a relação entre a educação formal, não formal e informal e suas diferenças para que possa construir conhecimento dentro de cada um desses espaços. A respeito da educação informal, não formal e formal, analise as alternativas e assinale a correta. Alternativas Alternativa 1 - A educação […]

Ver Atividade Completa
É de conhecimento de todos os profissionais da educação que a Lei n° 9.394/96 conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) (BRASIL, 1996) foi um grande avanço tanto para a profissão de professor

QUESTÃO 2 É de conhecimento de todos os profissionais da educação que a Lei n° 9.394/96 conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) (BRASIL, 1996) foi um grande avanço tanto para a profissão de professor, quanto para os avanços na educação do país. (CARVALHO, 2022 p. 30-36). CARVALHO, Tereza Cristina. Prática […]

Ver Atividade Completa
A imagem exposta claro que podemos retratar a tecnologia como um meio de conectar o espaço e o tempo, perpassando as paredes da sala de aula e os muros da escola. Desta forma, a utilização da tecnologia em sala de aula e

QUESTÃO 1 Figura - Tecnologia e a prática docente, uma metodologia inovadora Fonte: CARVALHO, T. C. de.; TORTORELI, A. C. Prática de Ensino da Educação Básica. Maringá-PR: Unicesumar, 2022. A imagem exposta claro que podemos retratar a tecnologia como um meio de conectar o espaço e o tempo, perpassando as paredes da sala de aula e os […]

Ver Atividade Completa
Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) comungam da ideia de que são necessárias algumas ações que deverão ser desenvolvidas pelos professores em sua formação inicial e continuada a fim de contribuir para o exercício de suas

QUESTÃO 2 Avalie as assertivas e a relação estabelecida entre elas. Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) comungam da ideia de que são necessárias algumas ações que deverão ser desenvolvidas pelos professores em sua formação inicial e continuada a fim de contribuir para o exercício de suas atividades profissionais e a  primeira delas seria a formação […]

Ver Atividade Completa
Para Marçal (2001), o Projeto Político Pedagógico apresenta quatro dimensões, sendo elas: pedagógica, administrativa, financeira e jurídica. Ao fazer a leitura dessas quatro dimensões que estão presentes no PPP, é impo

QUESTÃO 3 Para Marçal (2001), o Projeto Político Pedagógico apresenta quatro dimensões, sendo elas: pedagógica, administrativa, financeira e jurídica. Ao fazer a leitura dessas quatro dimensões que estão presentes no PPP, é importante que ele não seja visto como um documento estático a ser guardado na gaveta.   MARÇAL, J. C. Progestão: como promover a construção […]

Ver Atividade Completa
Segundo os autores Pimenta e Lima (2004), o estágio também pode ser realização sob a forma de projetos.

QUESTÃO 4 Segundo os autores Pimenta e Lima (2004), o estágio também pode ser realização sob a forma de projetos.   ​PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.   Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde à realização do estágio sob a forma de projetos: Alternativas Alternativa 1 - Estimula um olhar interpretativo […]

Ver Atividade Completa