De acordo com Secchi (2006, p. 108), \\\"[...] as atividades que privilegiam o brincar constituem possibilidades reais para as crianças interpretar e compreender o mundo adulto. Nas brincadeiras, a criança desenvolve

QUESTÃO 2 De acordo com Secchi (2006, p. 108), \\\"[...] as atividades que privilegiam o brincar constituem possibilidades reais para as crianças interpretar e compreender o mundo adulto. Nas brincadeiras, a criança desenvolve sua capacidade imaginativa, que se constitui em função interpretativa e compreensiva da realidade\\\".   Fonte: SECCHI, Leusa de Melo. Um tempo vivido, uma prática […]

Ver Atividade Completa
Compreender o ritmo e as necessidades de cada estudante é uma das responsabilidades centrais do professor no cotidiano escolar. No processo de ensino-aprendizagem, ao professor não cabe identificar que o aluno não sabe, ou

QUESTÃO 7 Compreender o ritmo e as necessidades de cada estudante é uma das responsabilidades centrais do professor no cotidiano escolar. No processo de ensino-aprendizagem, ao professor não cabe identificar que o aluno não sabe, ou rotulá-lo como aluno fraco, é necessário saber o que cada um não sabe e em que ponto estão aqueles […]

Ver Atividade Completa
Luckesi (2011) propõe uma concepção formativa de avaliação, cujo propósito central é favorecer o desenvolvimento contínuo dos estudantes ao longo de sua trajetória educacional. Para o autor, a avaliação não deve se restringir à função

QUESTÃO 8 Luckesi (2011) propõe uma concepção formativa de avaliação, cujo propósito central é favorecer o desenvolvimento contínuo dos estudantes ao longo de sua trajetória educacional. Para o autor, a avaliação não deve se restringir à função classificatória, mas ser compreendida como um instrumento pedagógico essencial para qualificar o processo de ensino e aprendizagem. Fonte: […]

Ver Atividade Completa
Independentemente da implementação de um modelo ou uma nova estratégia inovadora, toda prática educativa deve ter caráter intencional e necessita de planejamento e sistematização. Nesse sentido, é fundamental ser explicitada a concepção d

QUESTÃO 10 Independentemente da implementação de um modelo ou uma nova estratégia inovadora, toda prática educativa deve ter caráter intencional e necessita de planejamento e sistematização. Nesse sentido, é fundamental ser explicitada a concepção de educação que se tem como elemento norteador, ou seja, precisa-se ter clareza de qual é a função social da escola […]

Ver Atividade Completa
Um planejamento estratégico bem elaborado pode ser um fator decisivo para o sucesso da escola. No papel de professor, é fundamental compreender o planejamento estratégico como uma ferramenta essencial para alcançar resultados positivos no p

QUESTÃO 9 Um planejamento estratégico bem elaborado pode ser um fator decisivo para o sucesso da escola. No papel de professor, é fundamental compreender o planejamento estratégico como uma ferramenta essencial para alcançar resultados positivos no processo educativo. Ao pensar e agir estrategicamente, o professor amplia sua capacidade de tomar decisões mais eficazes, contribuindo para […]

Ver Atividade Completa
Tradicionalmente, o currículo esteve associado à ideia de um plano de estudos previamente definido pelas instituições escolares, indicando os conteúdos que deveriam ser ensinados pelos professores e aprendidos pelos estudantes. No entanto,

QUESTÃO 1 Tradicionalmente, o currículo esteve associado à ideia de um plano de estudos previamente definido pelas instituições escolares, indicando os conteúdos que deveriam ser ensinados pelos professores e aprendidos pelos estudantes. No entanto, ao longo do tempo, essa concepção foi ampliada: ele deixa de ser apenas um documento prescritivo para se tornar também uma […]

Ver Atividade Completa
A inovação educacional está relacionada à adoção de novos meios, métodos, abordagens e práticas que visam aprimorar a qualidade do ensino. Quando aliada às tecnologias, possibilita a utilização de recursos modernos e a

QUESTÃO 3 A inovação educacional está relacionada à adoção de novos meios, métodos, abordagens e práticas que visam aprimorar a qualidade do ensino. Quando aliada às tecnologias, possibilita a utilização de recursos modernos e a automação de serviços educacionais, beneficiando tanto a prática docente quanto os processos pedagógicos e a gestão das instituições (Ghanem, 2012). […]

Ver Atividade Completa
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a relevância do uso das tecnologias digitais no ambiente escolar, considerando-as essenciais para o desenvolvimento de competências como produção de conhecimento, comunicação

QUESTÃO 4 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a relevância do uso das tecnologias digitais no ambiente escolar, considerando-as essenciais para o desenvolvimento de competências como produção de conhecimento, comunicação eficaz, resolução de problemas e protagonismo dos estudantes. A cultura digital é definida como uma competência geral que deve estar presente de forma transversal […]

Ver Atividade Completa
A maneira que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) é estruturado contribui para a articulação coerente entre os valores institucionais e as práticas escolares, assegurando um planejamento voltado para a transformação da realidade educacional.

QUESTÃO 5 A maneira que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) é estruturado contribui para a articulação coerente entre os valores institucionais e as práticas escolares, assegurando um planejamento voltado para a transformação da realidade educacional. Fonte: ​VASCONCELOS, C. dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2000. ​Com base na estrutura proposta por […]

Ver Atividade Completa
Os programas educacionais de abrangência nacional têm como propósito principal apoiar as instituições públicas de ensino na superação de desafios de ordem estrutural e pedagógica. Para além do acesso a recursos financeiros e técnico

QUESTÃO 6 Os programas educacionais de abrangência nacional têm como propósito principal apoiar as instituições públicas de ensino na superação de desafios de ordem estrutural e pedagógica. Para além do acesso a recursos financeiros e técnicos, tais programas articulam ações de planejamento e gestão que visam à melhoria da qualidade do ensino, ao fortalecimento da […]

Ver Atividade Completa