O significado que os termos normal e anormal carregam, diverge ao permear diferentes culturas. Toda ideia de normalidade e anormalidade é cultural e pode ser modificada ao longo de sua história. O homem é um ser amarrado a teias de

QUESTÃO 7 O significado que os termos normal e anormal carregam, diverge ao permear diferentes culturas. Toda ideia de normalidade e anormalidade é cultural e pode ser modificada ao longo de sua história. O homem é um ser amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, e considera a cultura essas teias, como uma […]

Ver Atividade Completa
A identidade profissional do(a) psicopedagogo(a) está em constante construção, uma vez que se faz na e pela atualização e instrumentalização dos processos de ensino aprendizagem, na atuação individual e coletiva, na escola e n

QUESTÃO 3 A identidade profissional do(a) psicopedagogo(a) está em constante construção, uma vez que se faz na e pela atualização e instrumentalização dos processos de ensino aprendizagem, na atuação individual e coletiva, na escola e na comunidade externa e onde mais atuar, já que o campo de atuação psicopedagógico é composto pelas possibilidades que abranjam a relação ensino-aprendizagem.   […]

Ver Atividade Completa
A parceria entre Psicopedagogos, considerando um mais experiente, atuante na área, que auxilie a descobrir novos caminhos e formas de intervenção, favorecendo uma atuação mais responsável e segura, englobando os segmento

QUESTÃO 5 A parceria entre Psicopedagogos, considerando um mais experiente, atuante na área, que auxilie a descobrir novos caminhos e formas de intervenção, favorecendo uma atuação mais responsável e segura, englobando os segmentos social, cultural, político, pessoal e profissional, diante disso, a supervisão em Psicopedagogia, como outro olhar nos ajuda na constituição do nosso próprio pensamento […]

Ver Atividade Completa
É importante enfatizar que o pensamento crítico é compreendido como um pensamento que contém objetividade, racionalidade e reflexão, sendo desenvolvido a partir de uma complexa rede de elementos, isto é, habilidades e

QUESTÃO 6 Analise os textos a seguir: TEXTO 1: É importante enfatizar que o pensamento crítico é compreendido como um pensamento que contém objetividade, racionalidade e reflexão, sendo desenvolvido a partir de uma complexa rede de elementos, isto é, habilidades e atitudes. Além disso, permite participar ativamente do processo de construção do conhecimento, adquirindo autonomia frente […]

Ver Atividade Completa
TEXTO 1: O papel da supervisão psicopedagógica é imprescindível para a atuação de estudantes e profissionais. Auxilia na tomada de decisões, no suporte emocional, na construção do conhecimento e na conduta étic

QUESTÃO 7 QUESTÃO ADAPTADA - DESCRIÇÃO DE IMAGEM   TEXTO 1: O papel da supervisão psicopedagógica é imprescindível para a atuação de estudantes e profissionais. Auxilia na tomada de decisões, no suporte emocional, na construção do conhecimento e na conduta ética e profissional. Nenhuma pessoa nasce com o olhar psicopedagógico, mas desenvolve social e coletivamente. […]

Ver Atividade Completa
A busca pelo conhecimento vem ocorrendo desde as mais antigas civilizações, das mais diversas maneiras. A Educação constitui-se como um meio para a construção, acumulação e transmissão deste conhecimento.

QUESTÃO 4 A busca pelo conhecimento vem ocorrendo desde as mais antigas civilizações, das mais diversas maneiras. A Educação constitui-se como um meio para a construção, acumulação e transmissão deste conhecimento.   ABED, Anita Lilian Zuppo. Implicações do olhar psicopedagógico na prática pedagógica: as artes e o lúdico como caminhos para a construção do pensamento […]

Ver Atividade Completa
O desenvolvimento humano é um processo complexo que envolve tanto a filogênese quanto a ontogênese, sendo que elas estão intimamente interligadas, cada uma exercendo seu papel. A partir dos estudos acerca da filogênese

QUESTÃO 8 O desenvolvimento humano é um processo complexo que envolve tanto a filogênese quanto a ontogênese, sendo que elas estão intimamente interligadas, cada uma exercendo seu papel. A partir dos estudos acerca da filogênese e da ontogênese, enquanto componentes desse desenvolvimento e percurso da história humana.   Elaborado pelo professor, 2024.   Marque a […]

Ver Atividade Completa
A partir das ideias sugeridas na charge sobre ética, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

QUESTÃO 9 QUESTÃO ADAPTADA - DESCRIÇÃO DE IMAGEM ​Faça uma leitura da charge exposta a seguir: INICIO DA DESCRIÇÃO – A imagem refere-se a uma tirinha mostrando um aluno entregando uma redação para uma professora que está escrevendo. O aluno também oferece uma maçã, dizendo: \\\"AQUI TÁ A MINHA REDAÇÃO SOBRE ÉTICA, PROFESSORA, E A MAÇÃ […]

Ver Atividade Completa
Freud (1905/1995) postula o termo transferência ao notar a importância da figura que o analista assume no tratamento, no vínculo, nas defesas do ego e na resistência ao tratamento. Esse conceito é expandido para outras situações e

QUESTÃO 10 Freud (1905/1995) postula o termo transferência ao notar a importância da figura que o analista assume no tratamento, no vínculo, nas defesas do ego e na resistência ao tratamento. Esse conceito é expandido para outras situações em que ocorre relação humana, vínculo, portanto, estende-se à Psicopedagogia.   Freud, S. (1995). Análise fragmentária de […]

Ver Atividade Completa
A atenção voltada à saúde mental de crianças e adolescentes e seu reconhecimento como uma questão de saúde pública integrante das ações do Sistema Unico de Saúde (SUS) é recente e tem sido considerada um dos principais

QUESTÃO 1 A atenção voltada à saúde mental de crianças e adolescentes e seu reconhecimento como uma questão de saúde pública integrante das ações do Sistema Unico de Saúde (SUS) é recente e tem sido considerada um dos principais desafios da Reforma Psiquiátrica brasileira. O movimento da Reforma Sanitária, sedimentada com a construção do SUS, […]

Ver Atividade Completa