Com o avanço das políticas inclusivas, a tecnologia assistiva tem se consolidado como uma ferramenta fundamental no processo de escolarização de estudantes com deficiência. A sua presença no ambiente escolar amplia as possibili

QUESTÃO 8 Com o avanço das políticas inclusivas, a tecnologia assistiva tem se consolidado como uma ferramenta fundamental no processo de escolarização de estudantes com deficiência. A sua presença no ambiente escolar amplia as possibilidades de acesso ao conteúdo, comunicação, mobilidade e autonomia. No entanto, seu uso adequado depende do planejamento pedagógico e da formação […]

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Segundo a ONU (2006) a pessoa com deficiência pode ser caracterizada como “[...]aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participaç

QUESTÃO 9 Segundo a ONU (2006) a pessoa com deficiência pode ser caracterizada como “[...]aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas”. Também podemos observar que a Lei nº 13.146, de 6 de […]

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A inclusão de pessoas com deficiência nos diferentes espaços sociais exige uma mudança significativa na forma como compreendemos o conceito de deficiência. Antigamente, predominava uma visão centrada nas limitações in

QUESTÃO 7 A inclusão de pessoas com deficiência nos diferentes espaços sociais exige uma mudança significativa na forma como compreendemos o conceito de deficiência. Antigamente, predominava uma visão centrada nas limitações individuais, conhecida como modelo médico. No entanto, com o avanço das políticas públicas e dos direitos humanos, novas abordagens passaram a considerar os fatores […]

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Conforme a Lei Brasileira de Inclusão, 13.146 de julho de 2015, tecnologia assistiva é definida como produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços cujo objetivo seja promover a funcionalidade

QUESTÃO 10 Conforme a Lei Brasileira de Inclusão, 13.146 de julho de 2015, tecnologia assistiva é definida como produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços cujo objetivo seja promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e […]

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A educação, enquanto prática social, não se reduz apenas à transmissão de conteúdos escolares. Ela envolve, também, a formação do sujeito como ser social e histórico, participando da construção de valores, saberes e práticas.

QUESTÃO 1 A educação, enquanto prática social, não se reduz apenas à transmissão de conteúdos escolares. Ela envolve, também, a formação do sujeito como ser social e histórico, participando da construção de valores, saberes e práticas. Os fundamentos da educação procuram investigar não apenas o \\\"como\\\" educar, mas o \\\"por quê\\\" e o \\\"para quê\\\" […]

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\\\"[...] uma etnografia de uma escola específica ou de um grupo específico de estudantes, tentei experienciar etnograficamente a experiência escolar. [...] Desse modo, a etnografia suscitou principalmente os seguintes temas: tecnologias,

QUESTÃO 2 O trecho a seguir retrata uma etnografia em uma escola da periferia de São Paulo, analise com atenção. \\\"[...] uma etnografia de uma escola específica ou de um grupo específico de estudantes, tentei experienciar etnograficamente a experiência escolar. [...] Desse modo, a etnografia suscitou principalmente os seguintes temas: tecnologias, gênero, corporalidade, violência, criminalidade, […]

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Ao longo da história do pensamento humano, diferentes formas de conhecimento foram desenvolvidas para explicar a realidade. Entre elas, destacam-se o conhecimento empírico, científico, filosófico e religioso, cada um co

QUESTÃO 3 Ao longo da história do pensamento humano, diferentes formas de conhecimento foram desenvolvidas para explicar a realidade. Entre elas, destacam-se o conhecimento empírico, científico, filosófico e religioso, cada um com características e fundamentos próprios. Existem distinções importantes entre esses tipos de saberes, ressaltando como eles se originam e em que se baseiam.   […]

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A Pedagogia Tecnicista emergiu no Brasil como uma proposta de reorganização dos processos educativos, fundamentada nos princípios de \\\"neutralidade científica\\\", \\\"racionalidade\\\", \\\"eficiência\\\" e \\\"produtividade\\\". Essa a

QUESTÃO 7 A Pedagogia Tecnicista emergiu no Brasil como uma proposta de reorganização dos processos educativos, fundamentada nos princípios de \\\"neutralidade científica\\\", \\\"racionalidade\\\", \\\"eficiência\\\" e \\\"produtividade\\\". Essa abordagem pedagógica, inspirada na corrente filosófico-psicológica behaviorista/comportamentalista, buscou planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem comprometer […]

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Ao longo da história da Filosofia, diversos pensadores contribuíram para a compreensão da educação como processo formativo. Na Idade Antiga, especificamente no período clássico, encontramos filósofos que estabelecera

QUESTÃO 6 Ao longo da história da Filosofia, diversos pensadores contribuíram para a compreensão da educação como processo formativo. Na Idade Antiga, especificamente no período clássico, encontramos filósofos que estabeleceram fundamentos duradouros para o pensamento educacional. Platão defende que todo o conhecimento está presente no próprio sujeito, mas, para realizar plenamente o potencial que o […]

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A epistemologia é uma área da filosofia que busca compreender o conhecimento humano e os processos envolvidos na sua construção. Ela se dedica à análise dos fundamentos, limites e validade do saber, diferenciando-se da prática científica propriamente dita.

QUESTÃO 8 A epistemologia é uma área da filosofia que busca compreender o conhecimento humano e os processos envolvidos na sua construção. Ela se dedica à análise dos fundamentos, limites e validade do saber, diferenciando-se da prática científica propriamente dita.   Fonte: ​SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da Educação. Maringá: Unicesumar, […]

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