Em regra geral, a escolha pelo regime tributário é facultada ao contribuinte, desde que dentro dos limites estabelecidos pela legislação tributária. 

Questão 4 Em regra geral, a escolha pelo regime tributário é facultada ao contribuinte, desde que dentro dos limites estabelecidos pela legislação tributária. Elaborado pela professora, 2024. Considerando uma empresa optante pelo Lucro Real e que realiza atividade comercial, avalie as afirmações a seguir: I. Sobre sua atividade, não haverá cobrança de Imposto Sobre Serviço […]

Ver Atividade Completa
A Didática Magna se apresenta como uma proposta pedagógica para o processo de ensino e de aprendizagem no período de transição entre a Idade Média e o início da Modernidade. Comênio considerava a educação um instrum

Questão 3 A Didática Magna se apresenta como uma proposta pedagógica para o processo de ensino e de aprendizagem no período de transição entre a Idade Média e o início da Modernidade. Comênio considerava a educação um instrumento necessário às transformações sociais tão urgentes no período turbulento e conflituoso no qual viveu (MENDONÇA E CORDEIRO, […]

Ver Atividade Completa
A Didática Magna escrita por Comênio se destaca como uma das obras mais importantes da história da educação, consagrando seu autor como criador da didática moderna e um dos intelectuais mais importantes do século XVII.

Questão 1 A Didática Magna escrita por Comênio se destaca como uma das obras mais importantes da história da educação, consagrando seu autor como criador da didática moderna e um dos intelectuais mais importantes do século XVII. MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. 192 p. A partir […]

Ver Atividade Completa
A formação profissional nunca se encerra. Começamos a construir nossos conhecimentos científicos próprios da profissão na graduação, mas não para por aí. O sujeito que se contenta apenas com a formação inicial dificilmente será um profis

Questão 10 A formação profissional nunca se encerra. Começamos a construir nossos conhecimentos científicos próprios da profissão na graduação, mas não para por aí. O sujeito que se contenta apenas com a formação inicial dificilmente será um profissional próspero e preparado para as demandas da sociedade, visto que são aspectos dinâmicos e o mercado apresenta […]

Ver Atividade Completa
A última etapa do planejamento educacional é o Plano de Aula. Sobre essa tarefa, nota-se, para muitos autores, que esta etapa é a mais importante, pois é por meio dele e de sua execução, bem como avaliação, que se sabe s

Questão 9 A última etapa do planejamento educacional é o Plano de Aula. Sobre essa tarefa, nota-se, para muitos autores, que esta etapa é a mais importante, pois é por meio dele e de sua execução, bem como avaliação, que se sabe se a trajetória anterior foi bem-sucedida ou não. MENDONÇA, Camila Tecla Mortean; CORDEIRO, […]

Ver Atividade Completa
Ao compreendermos sobre avaliação, com base na literatura da área, nota-se que cada autor traz consigo as marcas do que entende por educação e por formação humana, partindo das suas concepções teóricas. Nesse sentido,

Questão 8 Ao compreendermos sobre avaliação, com base na literatura da área, nota-se que cada autor traz consigo as marcas do que entende por educação e por formação humana, partindo das suas concepções teóricas. Nesse sentido, podemos entender que a avaliação é desenvolvida levando em consideração a concepção teórica que se adota para o processo […]

Ver Atividade Completa
Planejamento é uma antecipação mental sobre as práticas a serem realizadas, não apenas por se tratar de uma tarefa que se faz antes de agir, mas também por ser uma atividade que norteia nossas condutas.

Questão 7 Planejamento é uma antecipação mental sobre as práticas a serem realizadas, não apenas por se tratar de uma tarefa que se faz antes de agir, mas também por ser uma atividade que norteia nossas condutas. MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p. 192. Neste sentido, […]

Ver Atividade Completa
Com a análise das competências sugeridas por Perrenoud (2000), verificamos que elas se dividem em quatro grandes grupos de competências de um bom professor contemporâneo.

Questão 2 Com a análise das competências sugeridas por Perrenoud (2000), verificamos que elas se dividem em quatro grandes grupos de competências de um bom professor contemporâneo. MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. 192 p. A partir do excerto, assinale a alternativa que aponta corretamente os quatro grandes […]

Ver Atividade Completa
O planejamento faz parte de uma boa didática, que por sua vez se expressa na elaboração de um plano de aula, na execução do mesmo e na avaliação honesta que o docente faz de seu aluno e de sua aula. Todo o ensino, incluindo

Questão 3 O planejamento faz parte de uma boa didática, que por sua vez se expressa na elaboração de um plano de aula, na execução do mesmo e na avaliação honesta que o docente faz de seu aluno e de sua aula. Todo o ensino, incluindo o que ocorre em ambientes não formais, necessita de […]

Ver Atividade Completa
Após o planejamento institucional e a pesquisa do profissional da educação, chega a hora de realizar o plano de aula, de modo a organizar a ação que será realizada com o aprendiz.

Questão 6 Após o planejamento institucional e a pesquisa do profissional da educação, chega a hora de realizar o plano de aula, de modo a organizar a ação que será realizada com o aprendiz. MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p.192. A partir disso, assinale a alternativa […]

Ver Atividade Completa