Após o planejamento institucional e a pesquisa do profissional da educação, chega a hora de realizar o plano de aula, de modo a organizar a ação que será realizada com o aprendiz.

Questão 6 Após o planejamento institucional e a pesquisa do profissional da educação, chega a hora de realizar o plano de aula, de modo a organizar a ação que será realizada com o aprendiz. MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p.192. A partir disso, assinale a alternativa […]

Ver Atividade Completa
O método de elaboração conjunta envolve a atividade da conversação, que acontece quando os alunos já possuem um conhecimento prévio do conteúdo a ser estudado, ainda que não seja sistematizado, mas que por meio das media

Questão 5 O método de elaboração conjunta envolve a atividade da conversação, que acontece quando os alunos já possuem um conhecimento prévio do conteúdo a ser estudado, ainda que não seja sistematizado, mas que por meio das mediações e conduções do professor, tornam-se sistematizados pela partilha e construção conjunta de saberes. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. […]

Ver Atividade Completa
A Didática Magna de Comênio se constitui como um modelo do saber sobre a educação do homem, desde sua infância até sua juventude, por meio da interação social, que passaria a ser coletiva, ou seja, passaria a acontecer na escola.

Questão 9 A Didática Magna de Comênio se constitui como um modelo do saber sobre a educação do homem, desde sua infância até sua juventude, por meio da interação social, que passaria a ser coletiva, ou seja, passaria a acontecer na escola. MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em […]

Ver Atividade Completa
Para falarmos da tendência pedagógica tecnicista é preciso, primeiramente, compreender o processo produtivo que foi sistematizado no final do século XIX e início do século XX, por meio da Teoria da Administração, empregada até o

Questão 8 Para falarmos da tendência pedagógica tecnicista é preciso, primeiramente, compreender o processo produtivo que foi sistematizado no final do século XIX e início do século XX, por meio da Teoria da Administração, empregada até os dias atuais na organização e controle do trabalho, cujo principal precursor foi Frederick Winslow Taylor (1856 -1915). MENDONÇA, […]

Ver Atividade Completa
Para Comênio a Didática é, ao mesmo tempo, um processo e um tratado; consiste tanto em um ato de ensinar como na arte de ensinar. É uma ação sublime, pois forma seres humanos, envolve professor e aluno, tornand

Questão 2 Para Comênio a Didática é, ao mesmo tempo, um processo e um tratado; consiste tanto em um ato de ensinar como na arte de ensinar. É uma ação sublime, pois forma seres humanos, envolve professor e aluno, tornando ambos diferentes do que eram antes (MENDONÇA E CORDEIRO, 2023). MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, […]

Ver Atividade Completa
A tendência pedagógica libertadora, muito conhecida como a pedagogia do Paulo Freire (1921-1997), despontou no Brasil entre os anos de 1961 e 1964, com as contribuições de Paulo Freire, educador que obteve destaque inter

Questão 6 A tendência pedagógica libertadora, muito conhecida como a pedagogia do Paulo Freire (1921-1997), despontou no Brasil entre os anos de 1961 e 1964, com as contribuições de Paulo Freire, educador que obteve destaque internacional pelo seu método que revolucionou a alfabetização dos adultos, voltado para a luta e a organização da classe oprimida. […]

Ver Atividade Completa
As tendências pedagógicas progressistas se constituem em um conjunto de duas tendências pedagógicas. As suas teorias norteiam o processo de ensino e de aprendizagem até os dias atuais.

Questão 5 As tendências pedagógicas progressistas se constituem em um conjunto de duas tendências pedagógicas. As suas teorias norteiam o processo de ensino e de aprendizagem até os dias atuais.  MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. 192 p. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre as duas […]

Ver Atividade Completa
Para DaMatta (1994), nos campos de futebol, além das particularidades individuais dos sujeitos, também estão presentes concepções sociais. Nesse sentido, ao investigarmos os desdobramentos históricos vinculados ao futebol,

Questão 5 Para DaMatta (1994), nos campos de futebol, além das particularidades individuais dos sujeitos, também estão presentes concepções sociais. Nesse sentido, ao investigarmos os desdobramentos históricos vinculados ao futebol, percebemos que os campos também tem sido palco de embates de diferentes realidades sociais, religiosas, étnicas, culturais e políticas, sendo um espaço repleto de manifestos […]

Ver Atividade Completa
Ser um jogador profissional de futebol é o sonho de muitos meninos (e tem sido também das meninas) que são motivados pela esperança de uma carreira no esporte, um futuro de fama, prestígio social e contas bancárias milionárias. Esse

Questão 1 Ser um jogador profissional de futebol é o sonho de muitos meninos (e tem sido também das meninas) que são motivados pela esperança de uma carreira no esporte, um futuro de fama, prestígio social e contas bancárias milionárias. Esse cenário, aliado à perspectiva da “ideologia do dom” pode atrapalhar o desenvolvimento desses indivíduos, […]

Ver Atividade Completa
A educação pansófica ou a sabedoria universal defendida por Comênio se traduz no seu ideário de se ensinar tudo a todos, necessidade atribuída a sua crença em Deus, em sua infinita bondade. Assim, a educação pansófica se constituiu

Questão 7 A educação pansófica ou a sabedoria universal defendida por Comênio se traduz no seu ideário de se ensinar tudo a todos, necessidade atribuída a sua crença em Deus, em sua infinita bondade. Assim, a educação pansófica se constituiu em uma organização do saber, em um projeto educativo ou um ideal de vida imaginado […]

Ver Atividade Completa