Com o intuito de promover a integração social da pessoa com deficiência, a Portaria Interministerial n. 186/78, teve por objetivo a ampliação de oportunidades de atendimento especializado, de natureza médico-ps

Questão 8 Com o intuito de promover a integração social da pessoa com deficiência, a Portaria Interministerial n. 186/78, teve por objetivo a ampliação de oportunidades de atendimento especializado, de natureza médico-psicossocial e educacional (BRASIL, 1978). Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Ministério da Previdência e Assistência Social. Portaria Interministerial n. 186, de 10 de março de 1978. […]

Ver Atividade Completa
Considere a seguinte situação:um indivíduo sofreu um acidente automobilístico quando tinha dez anos e, hoje, com 15 anos de idade está matriculada no ensino médio e precisa de muletas para se deslocar em suas atividades diárias

Questão 2 Considere a seguinte situação:um indivíduo sofreu um acidente automobilístico quando tinha dez anos e, hoje, com 15 anos de idade está matriculada no ensino médio e precisa de muletas para se deslocar em suas atividades diárias. Essa pessoa apresenta hemiplegia e precisa de diversas adaptações, como uma carteira (mesa) adaptada para que consiga se alimentar, realizar […]

Ver Atividade Completa
Ao realizar o seu planejamento de aula/treino, o profissional de Educação Física enfrenta diversas dúvidas. Essas incertezas são ainda maiores quando o profissional está em início de carreira e nunca se deparou com um grupo de pessoas

Questão 6 Ao realizar o seu planejamento de aula/treino, o profissional de Educação Física enfrenta diversas dúvidas. Essas incertezas são ainda maiores quando o profissional está em início de carreira e nunca se deparou com um grupo de pessoas que necessita de inclusão. Neste momento, o profissional se questiona como deve ministrar sua aula/treino sem excluir qualquer indivíduo, independente de sua dificuldade. […]

Ver Atividade Completa
A deficiência visual pode ser classificada em diferentes graus, designadas como cegueira e baixa visão. As principais causas da cegueira podem ser de origem pré-natal (congênita) como o albinismo, a retinoblastom e a retinose

Questão 5 A deficiência visual pode ser classificada em diferentes graus, designadas como cegueira e baixa visão. As principais causas da cegueira podem ser de origem pré-natal (congênita) como o albinismo, a retinoblastom e a retinose pigmentar ou pós-natal (adquirida), como a catarata, o descolamento de retina, a toxoplasmose, a diabetes, rubéola e traumatismo ocular, […]

Ver Atividade Completa
Atualmente, existe uma discussão muito intensa sobre pessoas com sintomas de hiperatividade e sua medicalização. Para o Manual de Diagnóstico e Estatística de Doenças Mentais da Sociedade Americana de Psiquiatria

Questão 4 Atualmente, existe uma discussão muito intensa sobre pessoas com sintomas de hiperatividade e sua medicalização. Para o Manual de Diagnóstico e Estatística de Doenças Mentais da Sociedade Americana de Psiquiatria, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico, que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua […]

Ver Atividade Completa
O nome paralimpíadas é uma junção dos termos “para”, que significa \"um ao lado do outro\", e \"olimpíada\", de \"Olímpia\", região que originou os jogos desportivos. A palavra advém de \"olimpíadas\", todavia, sua origem está forte

Questão 3 O nome paralimpíadas é uma junção dos termos “para”, que significa \"um ao lado do outro\", e \"olimpíada\", de \"Olímpia\", região que originou os jogos desportivos. A palavra advém de \"olimpíadas\", todavia, sua origem está fortemente associada à Segunda Guerra Mundial. Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019. Sobre essa temática, […]

Ver Atividade Completa
Diversas síndromes e deficiências levam a prejuízos intelectuais, como a Síndrome de Down, Síndrome de Rett, Síndrome de West, Síndrome de Autismo, a hidrocefalia, a microcefalia, entre tantas outras. Tais síndromes e deficiência

Questão 1 Diversas síndromes e deficiências levam a prejuízos intelectuais, como a Síndrome de Down, Síndrome de Rett, Síndrome de West, Síndrome de Autismo, a hidrocefalia, a microcefalia, entre tantas outras. Tais síndromes e deficiências podem ser causadas por fatores pré-natais, perinatais e pós-natais. Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2018. Diante das […]

Ver Atividade Completa
Antes de organizar um evento, é importante que a ideia seja incorporada por alguns empreendedores, que começarão a lhe dar forma mediante o levantamento do maior número possível de elementos, tais como: reconhecimento

Questão 9 Antes de organizar um evento, é importante que a ideia seja incorporada por alguns empreendedores, que começarão a lhe dar forma mediante o levantamento do maior número possível de elementos, tais como: reconhecimento das necessidades desse evento; elaboração de alternativas para suprir as suas necessidades; identificação dos objetivos específicos; coleta de informações sobre […]

Ver Atividade Completa
Planejar é uma das ações de maior relevância em diferentes contextos e sua função está ligada a realizações mais eficientes e eficazes e a tornar a vida das pessoas mais fácil e feliz. Adota-se aqui um verbo de ação, ou seja, o verbo

Questão 10 Planejar é uma das ações de maior relevância em diferentes contextos e sua função está ligada a realizações mais eficientes e eficazes e a tornar a vida das pessoas mais fácil e feliz. Adota-se aqui um verbo de ação, ou seja, o verbo planejar, para reforçar o seu caráter operacional ou prático, o […]

Ver Atividade Completa
Um evento é dividido em pré-evento, evento em si e pós-evento. No pós-evento uma das etapas é a avaliação do evento escolar, um procedimento muito importante para o desenvolvimento e o processo dos eventos no contexto educacional. 

Questão 5 Um evento é dividido em pré-evento, evento em si e pós-evento. No pós-evento uma das etapas é a avaliação do evento escolar, um procedimento muito importante para o desenvolvimento e o processo dos eventos no contexto educacional.  Pois a avaliação é tida como uma ferramenta essencial, pois com o ato de avaliar, é possível aprender e ensinar. SOUZA, C. R. […]

Ver Atividade Completa