A epistemologia é uma área da filosofia que busca compreender o conhecimento humano e os processos envolvidos na sua construção. Ela se dedica à análise dos fundamentos, limites e validade do saber, diferenciando-se da p

Questão 7 A epistemologia é uma área da filosofia que busca compreender o conhecimento humano e os processos envolvidos na sua construção. Ela se dedica à análise dos fundamentos, limites e validade do saber, diferenciando-se da prática científica propriamente dita. Fonte: ​SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2022. […]

Ver Atividade Completa
A educação é vista como um direito social fundamental, especialmente no contexto de redemocratização do Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desempen

Questão 6 A educação é vista como um direito social fundamental, especialmente no contexto de redemocratização do Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desempenham papel essencial na construção de uma educação que visa à cidadania, à qualificação profissional e ao desenvolvimento humano integral. […]

Ver Atividade Completa
Paulo Freire desenvolveu uma concepção educacional revolucionária que se opõe ao que denominou \"concepção bancária da educação\". Na visão bancária, o educador conduz os educandos à memorização mecânica do

Questão 3 Paulo Freire desenvolveu uma concepção educacional revolucionária que se opõe ao que denominou \"concepção bancária da educação\". Na visão bancária, o educador conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado, transformando-os em \"vasilhas\" ou recipientes a serem \"enchidos\" pelo educador. Em contraposição, a Pedagogia do Oprimido afirma a dialogicidade e se faz […]

Ver Atividade Completa
O estudo da educação pelas Ciências Sociais, especialmente pela Sociologia e Antropologia, permite compreender a educação como um fenômeno social e cultural inserido nas dinâmicas das sociedades humanas. Essas áreas an

Questão 2 O estudo da educação pelas Ciências Sociais, especialmente pela Sociologia e Antropologia, permite compreender a educação como um fenômeno social e cultural inserido nas dinâmicas das sociedades humanas. Essas áreas analisam as relações entre os sujeitos, os processos de socialização e os sistemas simbólicos que influenciam a vida em sociedade. Fonte: ​SILVA, D. […]

Ver Atividade Completa
A educação especial, no Brasil, não deve ser vista como uma divisão educacional com caráter assistencialista, pois se trata de uma modalidade de ensino prevista em lei. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 93

Questão 10 A educação especial, no Brasil, não deve ser vista como uma divisão educacional com caráter assistencialista, pois se trata de uma modalidade de ensino prevista em lei. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96, capítulo V, Art. 58, traz em seu bojo uma especificidade, a qual é atender obrigatoriamente […]

Ver Atividade Completa
As pesquisas demonstram que a prática de exercícios regulares, além dos benefícios fisiológicos, acarreta benefícios psicológicos, tais como: melhor sensação de bem estar e autoestima, assim como na redução da ansiedade. Além disso,

Questão 9 As pesquisas demonstram que a prática de exercícios regulares, além dos benefícios fisiológicos, acarreta benefícios psicológicos, tais como: melhor sensação de bem estar e autoestima, assim como na redução da ansiedade. Além disso, o Guia de Atividade Física Para a População Brasileira (2021) destaca outros diversos benefícios da prática de atividade física, de maneira […]

Ver Atividade Completa
Diferente do que muitas pessoas pensam o conceito de acessibilidade não se ampara apenas no pressuposto de adaptar a infraestrutura da sociedade com rampas e pisos táteis para que o individuo com deficiência tenha acesso as in

Questão 8 Diferente do que muitas pessoas pensam o conceito de acessibilidade não se ampara apenas no pressuposto de adaptar a infraestrutura da sociedade com rampas e pisos táteis para que o individuo com deficiência tenha acesso as intituições que fazem parte da sua rotina, como, ensino regular, escola especializada, clubes, academias, entre outros. Para que esse […]

Ver Atividade Completa
A deficiência intelectual é caracterizada pela Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AAIDD) pela limitação significativa tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo ex

Questão 7 A deficiência intelectual é caracterizada pela Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AAIDD) pela limitação significativa tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo expresso em habilidades conceituais, sociais e práticas. Ao longo dos nossos estudos sobre as principais síndromes e deficiências, pudemos identificar que cada uma delas apresenta causas e características […]

Ver Atividade Completa
O nome paralimpíadas advém de olimpíadas. A palavra é uma junção dos termos “para” que significa um ao lado do outro e olimpíada de Olímpia, região que originou os jogos desportivos. O histórico das paralimpíadas é muito i

Questão 6 O nome paralimpíadas advém de olimpíadas. A palavra é uma junção dos termos “para” que significa um ao lado do outro e olimpíada de Olímpia, região que originou os jogos desportivos. O histórico das paralimpíadas é muito interessante por apresentar uma grande relação com soldados combatentes da Segunda guerra mundial. Fonte: FAVATTO, N. […]

Ver Atividade Completa
A deficiência motora pode ser compreendida pelo nível de comprometimento motor do sujeito em questão. Dentro desses níveis podemos observar a deficiência motora leve, a deficiência motora moderada e a deficiência motora

Questão 5 A deficiência motora pode ser compreendida pelo nível de comprometimento motor do sujeito em questão. Dentro desses níveis podemos observar a deficiência motora leve, a deficiência motora moderada e a deficiência motora severa. Ciente dessas diferenças, o profissional de Educação Física deverá respeitar as especificidades e individualidades dos indivíduos ao adaptar as atividades/treinos. Fonte: FAVATTO, […]

Ver Atividade Completa