“A gramática tradicional [...] apresenta características altamente regulatórias e distintivas da noção do que é certo ou errado na língua, perdurando até os dias atuais, sobretudo, entre o público leigo. [...] Não fornece aos estudiosos u

Questão 5 TEXTO 1: “A gramática tradicional [...] apresenta características altamente regulatórias e distintivas da noção do que é certo ou errado na língua, perdurando até os dias atuais, sobretudo, entre o público leigo. [...] Não fornece aos estudiosos uma teoria adequada para descrever o funcionamento das línguas, justificando, portanto, a ausência de caráter científico.” […]

Ver Atividade Completa
A dicotomia diacronia e sincronia teoriza a língua a partir de duas concepções: a primeira estuda a evolução da língua através do tempo (Ex: estudar a forma de tratamento você, ao longo da história). A segunda estuda um estado de

Questão 4 A dicotomia diacronia e sincronia teoriza a língua a partir de duas concepções: a primeira estuda a evolução da língua através do tempo (Ex: estudar a forma de tratamento você, ao longo da história). A segunda estuda um estado de língua em um período temporal determinado (Ex: comer é um verbo da 2ª […]

Ver Atividade Completa
A gramática histórica-comparativa, desenvolvida no século XIX, buscava compreender as relações entre as línguas por meio da comparação sistemática de seus elementos fonéticos, morfológicos e sintáticos. Essa abordagem permitiu

Questão 3 TEXTO 1: A gramática histórica-comparativa, desenvolvida no século XIX, buscava compreender as relações entre as línguas por meio da comparação sistemática de seus elementos fonéticos, morfológicos e sintáticos. Essa abordagem permitiu a reconstrução de línguas ancestrais, como o proto-indo-europeu, e a elaboração de árvores genealógicas que representavam as conexões entre diferentes idiomas. TEXTO […]

Ver Atividade Completa
Ao longo da história, a linguagem sempre desempenhou papel essencial nas estruturas de poder e na preservação cultural das civilizações. Nas sociedades antigas, como Egito, Índia, Grécia e Roma, a linguagem foi utili

Questão 1 Ao longo da história, a linguagem sempre desempenhou papel essencial nas estruturas de poder e na preservação cultural das civilizações. Nas sociedades antigas, como Egito, Índia, Grécia e Roma, a linguagem foi utilizada como mecanismo de organização social, domínio religioso, preservação do conhecimento e distinção de classes. Seu estudo não se dava de […]

Ver Atividade Completa
O domínio a linguagem é uma exigência comum e necessária na atualidade, tendo em vista que seu domínio pode ampliar ou limitar as relações de cada cidadão, no campo pessoal ou profissional. Desse modo, não apenas as crianças

Questão 10 O domínio a linguagem é uma exigência comum e necessária na atualidade, tendo em vista que seu domínio pode ampliar ou limitar as relações de cada cidadão, no campo pessoal ou profissional. Desse modo, não apenas as crianças precisam do ensino escolar, pois, muitas vezes, os jovens maiores de idade e adultos necessitam […]

Ver Atividade Completa
A leitura e a produção de texto são práticas muito importantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois ampliam o conhecimento linguístico, preparando os alunos para as práticas sociais. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir.

Questão 5 A leitura e a produção de texto são práticas muito importantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois ampliam o conhecimento linguístico, preparando os alunos para as práticas sociais. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir. I. A produção textual na EJA deve valorizar exclusivamente a escrita, pois os gêneros orais já […]

Ver Atividade Completa
Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o trabalho em sala de aula com a Língua Portuguesa deve possibilitar aos estudantes práticas que ampliem seus letramentos, com o objetivo de proporcionar a participaçã

Questão 9 Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o trabalho em sala de aula com a Língua Portuguesa deve possibilitar aos estudantes práticas que ampliem seus letramentos, com o objetivo de proporcionar a participação efetiva, crítica e significativa na sociedade. Nesse sentido, o documento destaca que: [...] o texto ganha centralidade na definição dos […]

Ver Atividade Completa
Ao longo dos anos, algumas concepções diferentes permearam as práticas de ensino dos jovens e adultos, na tentativa de erradicar ou, ao menos, minimizar o analfabetismo no Brasil.

Questão 8 Ao longo dos anos, algumas concepções diferentes permearam as práticas de ensino dos jovens e adultos, na tentativa de erradicar ou, ao menos, minimizar o analfabetismo no Brasil. Fonte: Elaborado pela professora, 2024. Com base nas discussões sobre este tema apresentadas no livro de Prática de Ensino da Língua Portuguesa I, leia as […]

Ver Atividade Completa
O sistema de educação a distância, o qual consiste em, por meio de suportes tecnológicos, estabelecer o processo de ensino, tornou-se, nos últimos anos, uma das modalidades educacionais que mais se propagou pelo Brasil.

Questão 7 O sistema de educação a distância, o qual consiste em, por meio de suportes tecnológicos, estabelecer o processo de ensino, tornou-se, nos últimos anos, uma das modalidades educacionais que mais se propagou pelo Brasil. Fonte: Elaborado pela professora, 2024. No que diz respeito ao trabalho com a língua portuguesa desenvolvido especificamente nesse modelo, […]

Ver Atividade Completa
A educação sistematizada configurada de modo que professor e aluno estejam longes fisicamente recebe diferentes nomes fora do Brasil, bem como se ampara, em cada lugar, em normas específicas.

Questão 6 A educação sistematizada configurada de modo que professor e aluno estejam longes fisicamente recebe diferentes nomes fora do Brasil, bem como se ampara, em cada lugar, em normas específicas.Quanto a esse tema, ao que melhor apresenta as características da Ead do Brasil, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: A educação a distância, […]

Ver Atividade Completa