Os estudos da teoria linguística de Ferdinand de Saussure acerca da realidade e do fenômeno da linguagem, abriu caminho para que outras abordagens e outros nomes surgissem nessa área do conhecimento,

Questão 1 A conversação, de Auguste Renoir. 1878. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Auguste_Renoir_Conversation.JPG Acesso em 11 jul. 2025. Os estudos da teoria linguística de Ferdinand de Saussure acerca da realidade e do fenômeno da linguagem, abriu caminho para que outras abordagens e outros nomes surgissem nessa área do conhecimento, a exemplo do linguista russo Roman Jakobson. Acerca das ideias de Jakobson, avalie as […]

Ver Atividade Completa
O problema dos universais, isto é, do valor dos conceitos, das ideias, problema que tão cedo e tão longamente interessou a escolástica […] tem uma importância fundamental filosófica, não apenas lógica e dialética, mas ta

Questão 2 O problema dos universais, isto é, do valor dos conceitos, das ideias, problema que tão cedo e tão longamente interessou a escolástica […] tem uma importância fundamental filosófica, não apenas lógica e dialética, mas também gnosiológica e metafísica. Lembrando que as questões concernentes aos estudos da linguagem não ficaram, ao longo do tempo, circunstritas […]

Ver Atividade Completa
Tanto Hobbes quanto Locke discutiram a origem da linguagem em relação às experiências humanas e às paixões. Ambos reconheceram que as ideias gerais desempenham um papel importante na linguagem, mas diferenciaram-

Questão 10 Tanto Hobbes quanto Locke discutiram a origem da linguagem em relação às experiências humanas e às paixões. Ambos reconheceram que as ideias gerais desempenham um papel importante na linguagem, mas diferenciaram-se em suas abordagens e ênfase na relação entre as ideias e a linguagem. De acordo com as contribuições de Thomas Hobbes e […]

Ver Atividade Completa
Ferdinand de Saussure, em sua contribuição para a fundação da linguística moderna, propôs que o signo linguístico é constituído por dois elementos inseparáveis: o significante e o significado, cuja relação é arbitrária,

Questão 5 Ferdinand de Saussure, em sua contribuição para a fundação da linguística moderna, propôs que o signo linguístico é constituído por dois elementos inseparáveis: o significante e o significado, cuja relação é arbitrária, mas socialmente convencionada. A arbitrariedade do signo é um dos pilares da teoria linguística estruturalista e sustenta a ideia de que […]

Ver Atividade Completa
A formação territorial portuguesa é consequência dos desdobramentos da política de expansão promovida pelo Império Romano, influenciando, diretamente, na formação da língua portuguesa, através do latim falado pela

Questão 10 A formação territorial portuguesa é consequência dos desdobramentos da política de expansão promovida pelo Império Romano, influenciando, diretamente, na formação da língua portuguesa, através do latim falado pelas pessoas humildes e recrutadas para atuar no espaço conquistado: escravos, militares, marinheiros, agricultores, sapateiros, comerciantes etc. Fonte: Elaborado pela professora, 2024. Pensando na formação da Língua portuguesa, […]

Ver Atividade Completa
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e s

Questão 8 Texto ILeia o Art. 205 da Constituição Federal, promulgada em 1988: Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Fonte: […]

Ver Atividade Completa
Embora seja comum referir-se à linguagem como qualquer forma de expressão comunicativa, ela abrange uma multiplicidade de sistemas — como os gestos, os símbolos, os sinais e os códigos visuais ou verbais. Essa amplitude

Questão 7 Texto 1: Embora seja comum referir-se à linguagem como qualquer forma de expressão comunicativa, ela abrange uma multiplicidade de sistemas — como os gestos, os símbolos, os sinais e os códigos visuais ou verbais. Essa amplitude conceitual impossibilita a linguagem de ser tomada como objeto específico da linguística. Por isso, a ciência linguística […]

Ver Atividade Completa
 “[...] por volta de 1970, pode-se dizer que o Estruturalismo já era, no Brasil, a orientação mais importante nos estudos da linguagem, e que tinha contribuído para criar um novo tipo de estudioso, o linguista, que já então

Questão 6 Leia o texto a seguir: “[...] por volta de 1970, pode-se dizer que o Estruturalismo já era, no Brasil, a orientação mais importante nos estudos da linguagem, e que tinha contribuído para criar um novo tipo de estudioso, o linguista, que já então dispunha de um espaço próprio em face de duas figuras mais […]

Ver Atividade Completa
Segundo Silva (2023), a Gramática Histórica Comparativa é um método de estudo criado, durante o século XIX, com o objetivo de descobrir, por meio de comparações, a origem (a língua ancestral/mãe) das diversas línguas existentes

Questão 4 Texto 1Segundo Silva (2023), a Gramática Histórica Comparativa é um método de estudo criado, durante o século XIX, com o objetivo de descobrir, por meio de comparações, a origem (a língua ancestral/mãe) das diversas línguas existentes naquele momento (as línguas filhas e irmãs). Fonte: SILVA, Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2023. Texto […]

Ver Atividade Completa
Texto I a) Definição de signo natural (índice): ocorrência de fenômenos naturais que independem da intervenção humana. b) Definição de signo artificial (símbolo): objetos concretos ut

Questão 1 Texto I a) Definição de signo natural (índice): ocorrência de fenômenos naturais que independem da intervenção humana. b) Definição de signo artificial (símbolo): objetos concretos utilizados para representar noções abstratas. c) Definição de signo artificial (linguístico): conceito de língua estruturada para assegurar a comunicação entre os falantes. Texto II VENTILADOR Fonte: SILVA, Vera […]

Ver Atividade Completa