A filosofia oferece condições teóricas para a superação da consciência ingênua e o desenvolvimento da consciência crítica, transformando a \"experiência vivida\" em \"experiência compreendida\". O trabalho docente é cons

QUESTÃO 3 A filosofia oferece condições teóricas para a superação da consciência ingênua e o desenvolvimento da consciência crítica, transformando a \"experiência vivida\" em \"experiência compreendida\". O trabalho docente é considerado filosófico, porque é epistemológico, lidando diretamente com o saber e o conhecimento humano, envolvendo constante reflexão sobre o agir didático-metodológico. A Filosofia da Educação […]

Ver Atividade Completa
Durkheim, um dos fundadores da Sociologia, desenvolveu a teoria do fato social. Para ele, a sociedade impõe aos indivíduos regras e costumes que não são criados por eles, mas que, ainda assim, devem ser seguidos. Tai

QUESTÃO 2 Durkheim, um dos fundadores da Sociologia, desenvolveu a teoria do fato social. Para ele, a sociedade impõe aos indivíduos regras e costumes que não são criados por eles, mas que, ainda assim, devem ser seguidos. Tais regras existem independentemente da vontade individual e se assemelham a fenômenos naturais. Fonte: ​SILVA, D. C.; BELANÇON, […]

Ver Atividade Completa
A antropologia surgiu como ciência voltada para o estudo das culturas humanas, especialmente das chamadas sociedades \"primitivas\". Ao longo do tempo, seu foco se expandiu para incluir todas as formas de organização socia

QUESTÃO 1 A antropologia surgiu como ciência voltada para o estudo das culturas humanas, especialmente das chamadas sociedades \"primitivas\". Ao longo do tempo, seu foco se expandiu para incluir todas as formas de organização social. O conceito de cultura, nesse campo, vai além do senso comum, que muitas vezes o associa apenas à erudição. Fonte: […]

Ver Atividade Completa
] uma etnografia de uma escola específica ou de um grupo específico de estudantes, tentei experienciar etnograficamente a experiência escolar. [...] Desse modo, a etnografia suscitou principalmente os seguintes temas: tecnologias, g

QUESTÃO 6 O trecho a seguir retrata uma etnografia em uma escola da periferia de São Paulo, analise com atenção. \"[...] uma etnografia de uma escola específica ou de um grupo específico de estudantes, tentei experienciar etnograficamente a experiência escolar. [...] Desse modo, a etnografia suscitou principalmente os seguintes temas: tecnologias, gênero, corporalidade, violência, criminalidade, […]

Ver Atividade Completa
A educação brasileira teve seus primeiros fundamentos estabelecidos durante o período colonial, quando os jesuítas introduziram um sistema educacional baseado em princípios católicos. O Ratio Studiorum, documento compost

QUESTÃO 10 A educação brasileira teve seus primeiros fundamentos estabelecidos durante o período colonial, quando os jesuítas introduziram um sistema educacional baseado em princípios católicos. O Ratio Studiorum, documento composto por 467 regras e fundamentado no pensamento de Tomás de Aquino (Tomismo), vigorou no Brasil entre 1599 e 1759, definindo a cultura escolar e formativa da Igreja. […]

Ver Atividade Completa
Ao longo da história da Filosofia, diversos pensadores contribuíram para a compreensão da educação como processo formativo. Na Idade Antiga, especificamente no período clássico, encontramos filósofos que estabeleceram fundam

QUESTÃO 9 Ao longo da história da Filosofia, diversos pensadores contribuíram para a compreensão da educação como processo formativo. Na Idade Antiga, especificamente no período clássico, encontramos filósofos que estabeleceram fundamentos duradouros para o pensamento educacional. Platão defende que todo o conhecimento está presente no próprio sujeito, mas, para realizar plenamente o potencial que o […]

Ver Atividade Completa
A educação, enquanto prática social, não se reduz apenas à transmissão de conteúdos escolares. Ela envolve, também, a formação do sujeito como ser social e histórico, participando da construção de valores, saberes e prática

QUESTÃO 8 A educação, enquanto prática social, não se reduz apenas à transmissão de conteúdos escolares. Ela envolve, também, a formação do sujeito como ser social e histórico, participando da construção de valores, saberes e práticas. Os fundamentos da educação procuram investigar não apenas o \"como\" educar, mas o \"por quê\" e o \"para quê\" […]

Ver Atividade Completa
A Pedagogia Tecnicista emergiu no Brasil como uma proposta de reorganização dos processos educativos, fundamentada nos princípios de \"neutralidade científica\", \"racionalidade\", \"eficiência\" e \"produtividade\". Essa abordagem

QUESTÃO 7 A Pedagogia Tecnicista emergiu no Brasil como uma proposta de reorganização dos processos educativos, fundamentada nos princípios de \"neutralidade científica\", \"racionalidade\", \"eficiência\" e \"produtividade\". Essa abordagem pedagógica, inspirada na corrente filosófico-psicológica behaviorista/comportamentalista, buscou planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem comprometer […]

Ver Atividade Completa
Ao longo da história do pensamento humano, diferentes formas de conhecimento foram desenvolvidas para explicar a realidade. Entre elas, destacam-se o conhecimento empírico, científico, filosófico e religioso, cada um com caracte

QUESTÃO 2 Ao longo da história do pensamento humano, diferentes formas de conhecimento foram desenvolvidas para explicar a realidade. Entre elas, destacam-se o conhecimento empírico, científico, filosófico e religioso, cada um com características e fundamentos próprios. Existem distinções importantes entre esses tipos de saberes, ressaltando como eles se originam e em que se baseiam.   […]

Ver Atividade Completa
A epistemologia é uma área da filosofia que busca compreender o conhecimento humano e os processos envolvidos na sua construção. Ela se dedica à análise dos fundamentos, limites e validade do saber, diferenciando-se da prá

QUESTÃO 5 A epistemologia é uma área da filosofia que busca compreender o conhecimento humano e os processos envolvidos na sua construção. Ela se dedica à análise dos fundamentos, limites e validade do saber, diferenciando-se da prática científica propriamente dita.   Fonte: ​SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da Educação. Maringá: Unicesumar, […]

Ver Atividade Completa